Paulistano vence e dispara na liderança
Quem para o Paulistano no NBB 2012/2013? Com um início de jogo explosivo e sempre baseada no jogo coletivo, a equipe paulista chegou à quarta vitória consecutiva e manteve o 100% de aproveitamento no campeonato ao bater o Suzano/Cesumar/Campestre por 84 a 72, em casa, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo, neste sábado, 1º.
Graças ao resultado e a um começo perfeito na principal competição do basquete brasileiro, o Paulistano disparou na liderança isolada do NBB e melhorou ainda mais a marca histórica do clube — é a melhor campanha do time em um início de temporada contando todas as edições passadas.
Em um time baseado no coletivo, o pivô Toyloy tem sido o principal destaque individual, e não foi diferente contra o Suzano. O norte-americano saiu de quadra com um duplo-duplo (21 pontos e 10 rebotes). O espírito de equipe também aparece no trabalho do armador Elinho, que marcou 12 pontos e deu quatro assistências, mas também foi fundamental no garrafão, pegando sete rebotes. No outro lado, os principais nomes dos visitantes foram o armador Fusco (18 pontos – com 4/7 em arremessos de três – e quatro assistências), Jefferson (17 pontos e cinco assistências) e o ala/armador Paulo Nery (13 pontos, oito rebotes e oito bolas roubadas).
Além da boa fase com suas próprias forças, o Paulistano teve a ajuda da LSB – Liga Sorocabana de Basquete, que freou a sequência de vitórias do Unitri/Universo, que tentava acompanhar o líder. O time de Sorocaba conquistou sua primeira vitória na temporada 2012/2013 do NBB ao vencer os mineiros por 74 a 63, em casa, acabando com a invencibilidade de dois jogos do rival.
O armador da Liga Sorocabana, Neto, foi o grande cestinha da partida, com 25 pontos, seguido pelo ala/armador norte-americano Desmond Holloway, que anotou 22. Pelo Uberlândia, os destaques foram Gruber, com 16 pontos, e Cipolini, que teve um duplo-duplo de 10 pontos e 11 rebotes.
“Para ganhar dessa equipe, é preciso paciência no ataque e defesa forte. Nós conseguimos fazer isso hoje. Agora é esquecer o que já passou e começar a temporada depois dessa vitória”, afirmou Neto.
Com a queda do Uberlândia, quem agora tenta acompanhar a sequência do Paulistano é o Vivo/Franca, que conquistou sua terceira vitória consecutiva no NBB. Os francanos superaram o Paschoalotto/Bauru, fora de casa, por 74 a 67. Essa foi a primeira vez na história da competição que a equipe visitante conseguiu uma vitória na casa do adversário, em nove confrontos entre os clubes.
O ala Jhonatan foi o cestinha do Franca na partida, com 16 pontos, mesma pontuação do ala do Bauru, Fernando Fischer. Outros jogadores que tiveram destaque no jogo foram o pivô do Franca, Teichmann, que anotou 11 pontos e oito rebotes, e o ala/pivô do Bauru, Pilar, com 13 pontos.
“Sabíamos que não poderíamos repetir a mesma performance do primeiro tempo e voltamos com outra postura para conseguir essa vitória importante”, afirmou o armador do Franca, Jefferson Soccas. “Marcando do jeito que a gente marca, a gente pode ganhar de qualquer equipe no NBB. Mostramos uma maturidade hoje que temos de manter durante todo o campeonato”, completou seu companheiro, o ala/pivô Teichmann.
Mais uma prorrogação
Em confronto eletrizante e decidido no tempo extra, o Icatu/Minas superou o Winner/Kabum/Limeira, de virada, por 87 a 85, jogando fora de casa, conquistando a primeira vitória longe de seus domínios na temporada 2012/2013 do NBB.
Quatro jogadores do Minas ultrapassaram a marca dos dez pontos: Douglas Nunes (14), Beal (15), Renato (18) e Betinho (19). O cestinha da partida foi o armador de Limeira, Ronald Ramon, com 27 pontos.
Voando logo pela manhã
Quem acordou cedo neste sábado para assistir uma boa partida de basquete saiu do ginásio satisfeito. De manhã, o Cia. do Terno/Romaço/Joinville derrotou o Vila Velha/Garoto/UVV por 99 a 80, em casa, com terceiro quarto de dar orgulho para torcida presente no Ginásio da Whirpool, em Joinville (SC). Foi o segundo triunfo seguido dos catarinenses em quatro jogos disputados até agora no NBB.
Seis jogadores do Joinville ultrapassaram a marca de dez pontos: Victor Correia (10), Milton Garner (10), Ricardo (12), Thyago Aleo (13), Durval (17) e Vinícius Teló (22). Além dos 12 pontos, o pivô Ricardo Probst ainda pegou 12 rebotes, um duplo-duplo para ele. Pelo lado do Vila Velha, destaque para o cubano Allens Jemmott, com 17 pontos (quatro bolas de três pontos), e para o armador Fernando, com 16 tentos.
Resultados
Cia. do Terno/Romaço/Joinville 99 x 80 Vila Velha/Garoto/UVV
Liga Sorocabana 74 x 63 Unitri/Universo
Paulistano/Unimed 84 x 72 Suzano/Cesumar/Campestre
Paschoalotto/Bauru 67 x 74 Vivo/Franca
Winner/Kabum/Limeira 85 x 87 Icatu/Minas