Pilotos da Espanha e do Catar ganham etapa do Dakar
O espanhol Marc Coma e o catarense Naser Al Atiyah ganharam nas categorias motos e carros, respectivamente, a sétima etapa do rali Dakar no início da passagem pelo Chile neste sábado,7.
O trecho marcou o reinício da prova após a suspensão da jornada anterior pelas más condições climáticas após a saída da Argentina.
A etapa incluiu um percurso de 419 quilômetros pelo Deserto do Atacama, no Chile, com 154 quilômetros de união no que é considerado uma das regiões mais áridas do planeta e uma prova de fogo para os competidores com reais condições de lutar pelo título.
Coma, campeão atual na categoria, venceu a etapa com um tempo de 3 horas e 51 minutos, o que lhe permitiu superar a diferença de dois minutos que o separa de seu rival e líder do campeonato, o francês Cyril Despres.
Despres terminou em segundo no dia, com um tempo de 3 horas e 53 minutos.
Ambos os pilotos da KTM foram coroados campeões do Dakar, alternadamente, nos últimos seis anos.
Enquanto isso, o chileno Francisco “Chaleco” López, o melhor sulamericano na categoria, abandonou a corrida após uma série de quedas ao longo do percurso.
“Lamento pelas pessoas que vieram ver e que estavam animadas. De minha parte, decidi não seguir. Sinto muita dor, foi uma lesão que vinha se arrastando e o mais prudente é não continuar”, disse ele depois de cruzar a linha de chegada.
Os Hummer se destacaram no dia com uma dobradinha nos carros, pois o catarense Naser Al Atiyah, campeão atual da categoria, se impôs com um tempo de 3 horas e 26 minutos, seguido pelo norte-americano Robby Gordon, a sete minutos.
Mas atrás chegou o denominado “Rei do Dakar”, o francês Stephane Peterhansel, a 7 minutos e 53 segundos do vencedor.
Peterhansel, nove vezes campeão na corrida, lidera a classificação geral com 15 horas e 32 minutos. Ele é seguido pelo polonês Krzysztof Holowczyc, a 11 minutos e 22 segundos – ambos da escuderia Mini – e em terceiro lugar vem Gordon, a 13 minutos.
Nos quadriciclos, a vitória estava nas mãos de Alejandro Patronelli, com 4 horas e 36 minutos, seguido pelo chileno Ignacio Casale, a 16 minutos, e do uruguaio Sergio La Fuerte, a 33 minutos.
A percurso pelo Norte do Chile antecedeu o dia de descanso após o início da competição, em 1º de janeiro, na cidade de Mar del Plata, na Argentina.
A nova edição do Dakar incluirá o Peru pela primeira vez, país onde a percurso chegará ao fim em 15 de janeiro em Lima, após completar a etapa do Chile, na quinta-feira.
que foto manera pessoal do PP
adoro motos e esta ai é de detonar…
valeu pela materia e pela foto..