Pinheiros e Paulistano garantem vaga nas quartas de final
Duas equipes da capital paulista garantiram vaga nas quartas de final do NBB 2012/2013. Na noite desta sexta-feira, 26, Paulistano/Unimed e Pinheiros/SKY venceram SKY/Basquete Cearense e Winner/Kabum/Limeira, respectivamente, e fecharam suas séries de oitavas de final em três a dois.
A classificação das duas equipes da cidade de São Paulo foi bem distinta. Atuando em Fortaleza, o Paulistano avançou na maior competição de basquete do país de maneira dramática, com uma virada nos segundos finais. Agora, o adversário será o Flamengo, equipe de melhor campanha da fase de classificação.
Depois de estar três pontos atrás, com 30 segundos para o término da partida, a equipe contou um arremesso incrível do armador Elinho para empatar o jogo e com um lance livre certeiro de Eddy para virar o jogo e sacramentar o placar em 69 a 68.
“A vitória não foi só minha, e sim do grupo todo. Fizemos exatamente aquilo que foi combinado durante os 40 minutos e fomos coroados com a classificação. Marcamos por zona e tiramos a confiança deles. Fizemos história e nos tornamos a segunda equipe a vencer um quinto jogo de playoffs fora de casa. Estamos de parabéns”, festejou Elinho, que além do arremesso decisivo, foi o principal cestinha da equipe na partida, com 16 pontos.
Enquanto isso, o Pinheiros teve vida fácil para derrotar Limeira. Dominando a partida desde o início, a equipe comandada pelo técnico Cláudio Mortari venceu o duelo por 97 a 77 e confirmou passagem às quartas de final para enfrentar o Unitri/Universo.
Com o triunfo, o time pinheirense repetiu a façanha da última temporada e reverteu a série após estar perdendo por dois jogos a zero. Na edição passada do NBB, a equipe realizou o mesmo feito ao eliminar o Cia. do Terno/Romaço/Joinville de virada.
Shamell foi o grande nome da partida, com 28 pontos e seis assistências. Joe Smith e Márcio Dornelles também se destacaram, ao anotarem 20 pontos cada. Pelo Limeira, o ala Diego e os estrangeiros, Ronald Ramon e Omar Carter, terminaram o jogo com 14 pontos cada.
“Era uma coisa que a gente acreditava. Não foi fácil, mas não foi fácil mesmo. Entramos com uma pegada diferente, e conseguimos virar. O mais importante de tudo é o começo do jogo, pois nos jogos que perdemos, começamos o jogo atrás, hoje foi diferente. Entramos muito concentrados, e isso foi muito importante. Esse momento de virada, sabe, eu já vivo isso, eu sei como é, por isso eu deixei todo mundo com a cabeça boa, tranquila. Parabéns para as duas equipes, mas hoje foi “nóis” (sic)”, declarou o herói do jogo, Shamell.
Agora, todos os confrontos de quartas de final estão definidos. Além dos duelos entre o líder Flamengo e o Paulistano, e Uberlândia diante do Pinheiros, o atual tricampeão Uniceub/BRB/Brasília reeditará a final da última temporada do NBB contra o São José/Unimed, enquanto que Paschoalotto/Bauru e Vivo/Franca farão o clássico do interior paulista.
O primeiro jogo na disputa pelas vagas nas semifinais do campeonato nacional será entre Bauru e Franca, no próximo domingo, às 13h (de Brasília), no Ginásio do “Pedrocão”, em Franca (SP), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV.