7 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Recessão não afeta candidatura olímpica de Madri

Recessão não afeta candidatura olímpica de Madri

09/05/2012 18h27 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Recessão não afeta candidatura olímpica de Madri

Madri não vai sair do processo de escolha da sede da Olimpíada de 2020, apesar de a Espanha ter entrado em recessão no final do mês passado, afirmou uma autoridade da candidatura espanhola nesta terça-feira, 8.

 

A Espanha está sob intensa pressão de seus pares europeus para acelerar sua economia – a quarta maior da zona do euro -, reduzir o enorme déficit público e corrigir um sistema bancário golpeado pela fraqueza econômica nos últimos quatro anos e pelo estouro na bolha imobiliária.

A capital italiana, Roma, também tinha se candidatado para sediar a Olimpíada de 2020, mas o governo desistiu em fevereiro dizendo que não poderia fornecer garantias financeiras enquanto trabalhava para sair de sua própria crise de dívida.

Após a retirada surpresa da candidatura de Roma, surgiram preocupações de que a candidatura de Madri também poderia ser afetada pela crise da dívida na Espanha, onde a economia entrou em recessão no primeiro trimestre, no final de abril.

“Madri não tem absolutamente nenhuma intenção de voltar atrás na candidatura para os Jogos. Não vamos ser uma segunda Roma”, disse a presidente de relações internacionais da candidatura, Theresa Zabell, à Reuters em uma entrevista.

“Nós estaremosem Buenos Airesno próximo ano com uma proposta forte”, acrescentou.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) escolherá a candidatura vencedora para organizar o maior evento multidesportivo mundial em setembro de 2013, na Argentina. Também na disputa estão Istambul, Baku (a capital do Azerbaijão) Doha, no Catar, e Tóquio.

Madri está se candidatando pela terceira vez consecutiva depois de perder para Londres na disputa pelos Jogos de 2012 e para o Rio de Janeiro para a Olimpíada 2016.

“A situação econômica é um item extra que não existia nas últimas candidaturas”, disse Zabell, vencedora de duas medalhas olímpicas de ouro na vela.

 

“A proposta para os Jogos Olímpicos não é um custo. É um investimento no nosso país. Não só no material, mas também na moral.”

 

“PRECISAMOS DOS JOGOS”

A proposta de Madri para sediar os Jogos já conta com praticamente todos os locais de competição prontos, mas decidiu mudar o foco das candidaturas passadas e se concentrar no aspecto esportivo do evento.

Atletas espanhóis obtiveram sucesso enorme internacionalmente nos últimos anos, especialmente as seleções de futebol e basquete e os tenistas do país, liderados por Rafael Nadal.

Madri está igualmente interessada em melhorar a sua capacidade como anfitriã e chama atenção para o fato de que nos últimos dez anos a cidade já foi palco de 85 campeonatos europeus e 77 campeonatos mundiais de diferentes modalidades esportivas.

“Poucas cidades podem orgulhar-se de manter tantos eventos internacionais, de uma categoria tão grande”, disse ela.

Nos próximos dois anos, a capital espanhola acolherá mais seis campeonatos mundiais de esportes olímpicos.

“Nós realmente precisamos dos Jogos. Temos um percentual de desemprego elevado e precisamos dos Jogos para colocar o país em movimento”, afirmou Zabell.

“O desemprego para pessoas com menos de 25 anos é muito alto e eles são a geração mais bem qualificada que temos na história da Espanha e temos de lhes dar a oportunidade do primeiro emprego. Não há força melhor de mudança do que os Jogos.”

Zabell disse que a candidatura de Madri também era a única a vir do coração da Europa e proporcionaria um retorno seguro após os primeiros Jogos na América do Sul, em 2016, no Rio.

“Novos países estão tentando concorrer para (sediar) os Jogos, que tradicionalmente não concorreram antes”, disse Zabell.

“Mas eu, pessoalmente, não acho que os Jogos Olímpicos podem ir de novos países (Brasil em 2016) para novos países. Eles têm que voltar para países onde sabem que os Jogos serão uma experiência de qualidade.”

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x