Santos e Corinthians decidem mais um Paulistão
De hoje não passa. Prontos para buscar o título do Paulistão, Santos e Corinthians se enfrentam pela grande decisão do torneio. A partida será às 16h deste domingo, 19, na Vila Belmiro. No primeiro jogo, o time da capital venceu por 2 a 1, que dá a vantagem do empate para Tite e companhia. Para ser campeão sem precisar dos pênaltis, o clube da Baixada Santista precisa vencer por dois ou mais gols de diferença.
Independentemente de quem for o melhor time do estado, o resultado final será histórico. Caso o Santos vença o torneio, o tetracampeonato será inédito no futebol profissional. Se o troféu ‘subir a serra’, o Corinthians vai ampliar o seu domínio com 27 troféus do estadual.
No início da temporada, era inevitável colocar o Santos como favorito ao título, não só pelo forte elenco, mas também pelo tricampeonato conquistado. Porém, o favoritismo não foi o bastante e o time acabou fazendo uma campanha irregular na primeira fase. No mata-mata, o alvinegro santista eliminou Palmeiras e Mogi Mirim nas penalidades.
Para conquistar o título, o Santos precisará sair para o jogo, uma vez que o empate dá o título ao rival da capital. Querendo fazer valer o mando de campo, o goleiro Rafael acredita que a forma como o Corinthians atua não deve mudar o estilo do clube santista. “A gente tem que se preocupar muito pouco com a maneira que eles vão jogar. A gente tem nosso estilo de jogo, principalmente na Vila Belmiro. Temos que impor nosso ritmo, e não jogar no ritmo deles. É uma equipe muito forte, que cria muitas chances de gol. Mas aqui na Vila nós somos muito fortes”, disse o camisa 1.
Principal armador da equipe, o meia Montillo está praticamente fora da partida. Com uma lesão muscular na coxa esquerda, sofrida na semifinal contra o Mogi Mirim, o argentino já treinou bom bola, mas o técnico Muricy Ramalho cogita não escalá-lo. Ele passará por testes antes do apito inicial. Se não jogar, Felipe Anderson é o mais cotado para vestir a camisa 10.
Diferente do Santos, o Corinthians dividiu suas atenções entre o Paulistão e a Copa Libertadores da América, até por isso o time da capital se classificou ‘apenas’ na quinta colocação. Nas quartas, a equipe teve sua melhor apresentação ao golear a Ponte Preta. Contra o São Paulo, uma classificação sofrida nos pênaltis.
Na última quarta-feira, o atual campeão mundial foi eliminado pelo Boca Juniors após uma arbitragem contestada de Carlos Amarilla. Alguns podem achar que o Corinthians é um ‘time sentido’ pela queda na Libertadores, porém, o zagueiro Paulo André garante que o empenho e o moral continuam intactos dentro do grupo de jogadores. “A cabeça está boa, estamos confiantes e temos a vantagem de termos vencido a primeira partida. Seria uma grande volta por cima pelo que a equipe sofreu contra o Boca. O titulo será merecido se a gente encaixar um bom jogo”.
Das três ausências que o técnico Tite sofrerá, uma delas é importante. O meia Renato Augusto, com uma lesão muscular na coxa direita, segue fora do time. O lateral esquerdo Guilherme Andrade e o zagueiro Chicão, reservas, também estão no departamento médico. (futebolpaulista.com.br)
SANTOS x CORINTHIANS
SANTOS
Rafael, Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Renê Júnior, Cícero e Felipe Anderson; Neymar e André.
Técnico: Muricy Ramalho.
CORINTHIANS
Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Romarinho; Emerson e Guerrero.
Técnico: Tite.
ÁRBITRO: Guilherme Ceretta de Lima.
DOMINGO, 19, 16h.
LOCAL: Vila Belmiro.