Brasileirão

Santos sofre, empata na Vila e volta a se complicar

Barreal fez o gol que deu empate ao Peixe/Raul Baretta_Photo/ Santos FC

Toni Assis/AE

Embalado por uma boa vitória sobre o Vasco fora de casa e pela classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana, o Santos voltou tropeçar nas próprias pernas neste domingo. Em um duelo direto para fugir da zona de rebaixamento, e com um homem a mais em boa parte da etapa final, a equipe do técnico Cuca decepcionou a sua torcida e amargou um empate de 1 a 1 com o Mirassol em plena Vila Belmiro em jogo válido pelo Brasileirão.

Mesmo com Neymar e Gabigol poupados do confronto contra o Macará, pelo torneio continental, para entrar em melhores condições contra o time do interior paulista, o Santos até criou, mas errou demais na defesa e acabou tendo de se conformar com a igualdade no placar.

O resultado complicou de vez a vida de quem está lutando para se afastar das últimas colocações no Campeonato Brasileiro. Com 26 pontos, a equipe da Baixada continua muito próxima da região da degola. Do outro lado, o placar também não foi satisfatório. Mesmo com o ponto somado (foi a 24), o Mirassol agora é o 17º colocado e abre a zona de rebaixamento.

No meio de semana, o Santos tem um clássico pela frente, mas pela Copa do Brasil. Na quarta-feira, a equipe da Vila encara o Palmeiras no Nubank Park, pelo jogo de ida das quartas de final do torneio eliminatório. Já pelo Nacional, os santistas voltam a campo no domingo para encarar o Corinthians na Neo Química Arena tendo pela frente uma dura sequência imposta pelo calendário.

Já o Mirassol, que ainda sofre com a eliminação na Libertadores, a retomada também não será fácil. A equipe dirigida pelo técnico Rafael Guanaes terá pela frente o líder Palmeiras, em jogo a ser disputado no interior paulista.

Como foi o jogo?

Marcação adiantada e muita pressão na saída de bola do Mirassol. Foi dessa forma que o Santos iniciou a partida, criando muitas dificuldades para a defesa do time visitante. Com Neymar na armação e Barreal aberto na esquerda, os anfitriões chegaram com facilidade na área inimiga.

Com boa movimentação na frente, Gabigol foi uma boa opção para Neymar buscar as infiltrações. Nessa dinâmica, o goleiro Walter teve trabalho e fez pelo menos duas grandes defesas que ajudaram a frear o ímpeto santista.

No entanto, o Santos pagou caro pela falta de efetividade. Escobar cometeu um erro de passe na defesa e abriu o caminho para o time visitante abrir o placar. Bruno Santos cruzou da direita, Aleson fez um leve desvio e Eduardo chutou da entrada da área, no canto de Brazão, para fazer 1 a 0 aos 36 minutos do primeiro tempo.

A partir daí, o time se desestruturou. Neymar passou a querer resolver a partida sozinho, até foi bem na armação das jogadas, mas o Mirassol soube se fechar para levar a vantagem de um gol para o intervalo.

A partida foi marcada também por um lance lamentável. Ao se aproximar da proteção de vidro para a cobrança de um lateral, o camisa 6 Reinaldo, do Mirassol, foi atingido por uma cusparada de um torcedor. Ele reclamou com a arbitragem sobre o incidente. Na sequência, a árbitra Edina Alves conversou com o atleta e até Neymar tentou contemporizar a situação.

Na etapa final, o Santos manteve a mesma intensidade dos primeiros 45 minutos. No entanto, o fantasma da falta de eficácia continuou sendo um entrave. Centralizando as jogadas em Neymar, o time foi tentando achar um espaço para furar o bloqueio na defesa rival.

Mas de tanto insistir, o Santos acabou achando o caminho do gol. Neymar recebeu a bola pela direita, descobriu Barreal livre e fez o passe. Ele fez o domínio, percebeu a colocação do goleiro e tocou com categoria para empatar o jogo e fazer a festa da torcida.

Um outro lance fez a arquibancada explodir logo em seguida. Wallison fez falta em Neymar e recebeu amarelo. O VAR recomendou a revisão do lance e o jogador do Mirassol acabou sendo expulso com 27 minutos de partida.

Com um homem a mais, o Santos foi para cima, botou pressão e o Mirassol passou a se trancar na defesa para segurar o resultado. Com Thaciano na vaga de Barreal, o Santos foi só ataque. Na base da pressão, o time santista buscou o empate tanto por meio de cruzamentos como por chutes de meia distância. No fim, porém, o empate acabou prevalecendo e o time deixou o campo sob vaias após mais um resultado ruim no Brasileiro.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Violência urbana
A Polícia Civil investiga a motivação do ataque que terminou com a morte de João […]
Há 18 minutos
Violência urbana
A investigação sobre a morte de Wagner Willian da Silva, de 60 anos, encontrado morto […]
Há 30 minutos
Brasileirão
Sergio Neto/AE Depois de ótimo resultado e classificação na Libertadores no meio de semana, o […]
Há 1 hora