Arte e cultura

São Carlos será o palco de estrelas olímpicas e mundiais do Judô e Jiu-Jitsu

Evento “Shotyugueiko 2026” une atletas de renome para treinamento intensivo e oferece atividades gratuitas à comunidade

A cidade de São Carlos se prepara para receber um dos mais importantes eventos de artes marciais do calendário estadual. Entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, a Associação Desportiva e Cultural Fábrica de Campeões, em uma forte parceria com o SESC São Carlos e com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, realizará o tradicional Shotyugueiko, um treinamento intensivo de verão.

O evento, que atrai atletas de diversas cidades do estado de São Paulo e de outras regiões do país, acontecerá em dois locais: no Ginásio Milton Olaio Filho, nos dias 29 e 30 de janeiro, e nas instalações do SESC São Carlos, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

O Shotyugueiko, que em japonês significa “treinamento de verão”, é conhecido por sua intensidade e pela qualidade dos mestres convidados. Para a edição de 2026, o coordenador do evento, Professor Sebá, reuniu um time de peso. As aulas de judô serão ministradas pelo atleta olímpico Eduardo Yudi, do Esporte Clube Pinheiros, enquanto o jiu-jitsu ficará a cargo do campeão mundial e ex-membro da seleção brasileira de judô, Marco Antonio Barbosa.

O corpo de instrutores será reforçado por outros nomes de destaque, como o Professor Sebá, 5º Dan, Técnico da Equipe da Prefeitura de São Carlos, Campeão Pan-americano Master, o atleta Caio Cunha, professor e atleta da equipe de Judô de São Carlos; Mateus Kioshi, atleta do Instituto Tiago Camilo, campeão da Seletiva Nacional de Base e ex-seleção brasileira de judô; e Filipe Thomé, campeão paulista de Jiu-Jitsu e líder da Team Thomé.

Presenças de Ouro e Atividades para o Público

Para abrilhantar ainda mais o evento, o SESC São Carlos confirmou a presença de duas medalhistas de ouro olímpicas: Bia Souza e a paratleta Alana Maldonado. No dia 31 de janeiro, elas compartilharão suas trajetórias de sucesso e participarão de uma vivência com o público no SESC.

Encerrando a programação, no domingo, 1º de fevereiro, será realizado um Festival de Judô gratuito para crianças a partir de 7 anos, a partir das 12h, também no SESC.

“Essa tripla parceria fez com que o Shotyugueiko 2026 ficasse ainda mais brilhante”, celebra o Professor Sebá. “Trazer referências mundiais do judô e jiu-jitsu para São Carlos dá aos nossos atletas e professores a oportunidade de aprender com os melhores. Esse é um dos propósitos da Fábrica de Campeões: difundir o esporte e capacitar nossos talentos locais.”

Compartilhe:

Recomendamos para você

Deu ruim!
Leonardo Catto/AE Tido como certo, o negócio entre Corinthians e São Paulo pelo meia Alisson […]
Há 1 hora
Mais um pra alcateia
O Grêmio São-carlense confirmou na tarde desta quarta-feira (28) a contratação do zagueiro Kauan Penedo, […]
Há 2 horas
Futebol amador
A manhã de domingo (25) foi de bola rolando e decisões na Arena Raspadão, no […]
Há 6 horas