7 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Fase laranja de São Carlos desagrada setor de bares e restaurante

Fase laranja de São Carlos desagrada setor de bares e restaurante

A medida já entra em vigor no próximo sábado, 6, com o funcionamento do comércio até às 20 horas.

04/02/2021 14h58 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Fase laranja de São Carlos desagrada setor de bares e restaurante O funcionar dos bares e restaurantes é de até oito horas diárias.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) retrocedeu e a região Central e outras cidades do estado saem da fase vermelha e voltam para a fase laranja nos finais de semana, dentro Plano São Paulo. A medida entra em vigor já no sábado, 6.

Na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com continua está totalmente proibido.

 

Leia ainda – São Carlos registra mais 4 mortes por coronavírus e chega a 102 óbitos  

 

Polêmica

O vice-presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Carlos e Região (SINHORES), Marcos Benetti afirmou que a medida não reduz o impacto negativo para o segmento, já que o fechamento será às 20 horas. “Ninguém sai de casa antes das 8 horas da noite. Para nós essa medida não traz qualquer vantagem”.

Ele ainda não viu vantagens na linha de crédito para o setor que o governo do Estado ofertou por meio do Banco do Povo. No projeto estadual, os donos de bares e restaurantes poderão ter acesso ao crédito para pagar dívidas do adquiridas no período da pandemia.

Benetti exemplificou o próprio negócio e explicou que já usou o crédito do Pronanp –linha de financiamento do BNDES- e que as parcelas já começaram a chegar. “Não vou fazer mais dívida. Muitos comerciantes estão nesse mesmo barco”.

A medida de acirramento do Plano São Paulo para as fases mais restritas ocorrida em 25 de janeiro, gerou protesto de Benetti. De acordo com ele, desde o início da pandemia o setor ficou fechado e depois funcionando com inúmeras restrições e a pandemia só aumentou. “Porque que somos [bares e restaurantes] culpados se faz quase um ano que cumprimos o decreto e não resolveu nada? Ou o decreto não funciona ou o que está promovendo a contaminação são as aglomerações nas filas de supermercado e bancos”, questionou.

O comerciante disse acreditar que a Prefeitura não terá autonomia no Plano São Paulo e baixar um decreto mais brando para a cidade. “Desde o início da pandemia São Carlos seguiu rigorosamente o que o governo do Estado determinou. Não creio que no momento será diferente”.

Por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, foi confirmado que o município seguirá a determinação do Plano São Paulo.

Dados do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos registraram ontem, 3, que a taxa de ocupação dos leitos SUS especiais de UTI para o coronavírus está em 84,4, sendo 36 pessoas em leitos de terapia intensiva e 26 em enfermaria. Na rede particular 14 pessoas estão internadas na enfermaria e 11 na UTI. O índice é determinante para a cidade mudar de fase dentro do Plano São Paulo

Mapa do Plano São Paulo com as fases laranja e vermelha.
Bebida alcoólica

A decisão do Estado para avançar para a fase laranja beneficia municípios da Grande São Paulo e das regiões de Araçatuba, São Carlos, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto e Sorocaba.

A venda de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem restrições.

 

Fase Vermelha – Nos municípios abrangidos Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté, as restrições da fase vermelha estão mantidas em tempo integral. Todas as seis regiões estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com COVID-19 acima de 75%.

 

Legenda

Mapa mostra como ficam as regiões do Estado com o Plano São Paulo com o novo decreto de restrição.

Reprodução

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x