Coaf/Alerta

Golpistas se passam por servidores do órgão

RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL

AGÊNCIA BRASIL

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão federal responsável pela prevenção à lavagem de dinheiro no Brasil, esclarece que seus servidores não entram em contato com cidadãos para solicitar dados ou informações sobre movimentações financeiras, nem para colaborar com suposta investigação em curso.

O órgão registrou relatos de cidadãos que receberam documentos supostamente emitidos pelo Coaf oferecendo ajuda em processos no órgão, mas informou que não emite qualquer tipo de “carta de reconhecimento” ou documento similar.

“Alertamos também que o Coaf não participa de qualquer tipo de ‘monitoramento’ por WhatsApp, seja diretamente ou em suposta ‘parceria’ com a Polícia Federal ou qualquer outro órgão, nem faz solicitações de transferência de quaisquer valores, muito menos com ameaça de ‘retenção’ de quem quer que seja”, explica o Coaf.

Também foram registrados relatos sobre o recebimento de supostos documentos que atribuiriam ao órgão a responsabilidade pelo bloqueio, retenção ou liberação de recursos financeiros.

“Essas informações também não procedem, pois o Coaf não tem atribuição legal e não é responsável pelo bloqueio ou pela liberação de bens ou valores de qualquer natureza”.

O Coaf recomenda que as ocorrências do gênero sejam denunciadas na plataforma Fala.BR, sem prejuízo de eventual registro dos casos junto às autoridades policiais.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Trama golpista
Levy Teles/AE O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou apresentação em […]
Há 8 minutos
No Maião
Campeão antecipado, o Flamengo apostou em um time alternativo em sua despedida do Campeonato Brasileiro […]
Há 10 minutos
Eleições
Por Sabrina Legramandi e Juliana Domingos de Lima/AE O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é o […]
Há 15 minutos