1 de Abril de 2025

Dólar

Euro

5,689
6,143

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > ‘Antiga relação’ com os EUA, econômica e militar, chegou ao fim, afirma premiê do Canadá

‘Antiga relação’ com os EUA, econômica e militar, chegou ao fim, afirma premiê do Canadá

28/03/2025 21h41 - Atualizado há 4 dias Publicado por: Redação
‘Antiga relação’ com os EUA, econômica e militar, chegou ao fim, afirma premiê do Canadá
Pedro Lima/AE

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou que a “antiga relação que tínhamos com os Estados Unidos, baseada na integração de nossas economias e na estreita cooperação em segurança e assuntos militares, chegou ao fim”. Durante coletiva de imprensa, ele afirmou que os norte-americanos “claramente” deixaram de ser parceiros confiáveis após as tarifas “injustificadas” impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

“Nossa resposta às tarifas é lutar com retaliações. Vamos impor medidas de grande impacto aos EUA e de baixo impacto ao Canadá. Não existe uma bala de prata para as tarifas e, não vou mentir, o caminho será longo”, declarou Carney.

O premiê disse que deve se reunir na sexta-feira com ministros de seu gabinete para definir uma resposta conjunta às tarifas recíprocas a serem impostas pelos EUA em 2 de abril. “Nada está fora da mesa.”

Carney também revelou que Trump entrou em contato com o governo canadense na quarta-feira à noite para agendar uma ligação telefônica e que deve falar com o republicano “dentro de um ou dois dias”.

Segundo ele, as negociações tarifárias com os norte-americanos podem levar a uma restauração parcial da confiança entre os dois países. “Chegará o momento de uma ampla renegociação dos acordos comerciais e de segurança com os EUA”, afirmou.

A retaliação canadense às tarifas de Trump será anunciada na próxima semana, com base nas ações do governo americano em 2 de abril. Carney prometeu responder “a cada tarifa que os EUA aplicarem sobre nós” e mencionou a possibilidade de que alguns ministros viajem a Washington nos próximos dias para novas discussões sobre o tema.

Além disso, o primeiro-ministro destacou a necessidade de reduzir “drasticamente” a dependência do Canadá em relação aos EUA. “Vamos fortalecer o setor automotivo do Canadá, por exemplo, e faremos o mesmo com outros setores. Queremos construir uma indústria automobilística forte no nosso país e podemos sustentá-la mesmo com as tarifas americanas”, declarou.

E acrescentou: “Vamos construir um futuro independente para o Canadá.”

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest


0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x