Brics

Declaração alerta contra concentração de Inteligência Artificial Geral

Daniela Amorim e Juliana Garçon, e Laís Adriana e Célia Froufe, enviadas especiais/AE

A declaração dos líderes do Brics sobre Inteligência Artificial (IA) alerta sobre uma possível concentração da Inteligência Artificial Geral (AGI), caso contrário, a tecnologia teria potencial para exacerbar desigualdades.

“Se concentrada nas mãos de poucos atores, a AGI pode exacerbar as desigualdades e criar novas formas de dependência tecnológica, impondo sérios desafios ao desenvolvimento sustentável”, ressaltou o documento, acrescentando que a AGI demanda uma abordagem “prudente”.

“É crucial que a pesquisa sobre a Inteligência Artificial Geral (AGI) seja desenvolvida de forma ética e implantada de forma responsável e confiável, com vistas a ajudar a acelerar o crescimento econômico, especialmente nos países em desenvolvimento, e a enfrentar desafios econômicos e sociais prementes”, defenderam os líderes do Brics.

O texto diz ainda que os países do bloco buscarão adotar “posição comum e proativa” em prol de um ambiente digital equitativo para todos. Além disso, os líderes mencionam intenção de identificar “perspectivas comuns e intensificar os esforços coletivos globais para operacionalizar o Diálogo Global da ONU sobre Governança de IA e o Painel Científico Internacional Independente sobre IA, garantindo papéis significativos e participação dos países em desenvolvimento”.

Compartilhe:

Recomendamos para você

União Europeia
Laís Adriana/AE A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), aprovou nesta segunda-feira, 08, […]
Há 3 horas
Medida Emergencial
Pedro Lima/AE A União Europeia (UE) anunciou uma medida emergencial para impedir que ativos do […]
Há 10 horas
Na Web
AE/Associated Press A Austrália começou a aplicar nesta quarta-feira, 10, a idade mínima de 16 […]
Há 15 horas