Emirados Árabes Unidos pede suspensão de votação no Conselho da ONU sobre Israel-Hamas
São necessários ao menos nove votos, considerando o total de 15 países que formam o CSNU, para que o projeto de resolução seja aprovado

Reportagem: Estadão Conteúdo
A reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSNU) foi interrompida minutos após ter início na sede do órgão, em Nova York, no início da noite da última segunda-feira (16). Os Emirados Árabes Unidos solicitaram a suspensão da votação sobre o projeto de resolução sobre o conflito entre Israel e o grupo Hamas.
A embaixadora dos Emirados Árabes Unidos pediu mais tempo para que os embaixadores pudessem ter consultas a portas fechadas antes da votação. Qualquer país membro do Conselho pode solicitar a suspensão.
Neste momento, as delegações estão debatendo o tema, em reunião fechada à imprensa. Há dois projetos na mesa. Um sugerido pelo Brasil e outro pela Rússia. Segundo fontes, a presidência brasileira colheu sugestões de linguagens de outros membros para propor um projeto de resolução. Ambos serão votados conjuntamente.
São necessários ao menos nove votos, considerando o total de 15 países que formam o CSNU, para que o projeto de resolução seja aprovado. Além disso, não pode ser vetado por nenhum dos cinco membros permanentes: Estados Unidos, Reino Unido, China, França e Rússia.
O fim de semana foi de negociações entre os embaixadores para chegar a um consenso. Sem conclusão, uma nova reunião foi agendada.