29 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Guterres invoca pela 1ª vez no mandato artigo 99 de carta da ONU por situação em Gaza

Guterres invoca pela 1ª vez no mandato artigo 99 de carta da ONU por situação em Gaza

Em sua rede social "X", Guterres disse que a região está enfrentando um grave risco de colapso do sistema humanitário

07/12/2023 13h00 - Atualizado há 3 meses Publicado por: Redação
Guterres invoca pela 1ª vez no mandato artigo 99 de carta da ONU por situação em Gaza Foto: Arte / Jornal Primeira Página
Reportagem: Estadão Conteúdo

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, invocou na quarta-feira (6), pela primeira vez em seu mandato Artigo 99 da Carta das Nações Unidas, que lhe permite chamar a atenção da ONU para qualquer evento que ameace a segurança do mundo. A medida foi tomada em virtude da situação na Faixa de Gaza. Em sua rede social “X”, Guterres disse que a região está enfrentando um grave risco de colapso do sistema humanitário.

O português instou ainda o Conselho de Segurança a ajudar a evitar uma catástrofe humanitária e a apelar para que seja declarado um cessar-fogo humanitário. Em sua carta, Guterres escreveu que a capacidade de ação da ONU foi dizimada na região pela escassez de abastecimento, falta de combustível, interrupções nas comunicações e falta de segurança.

Desde os ataques terroristas de 7 de outubro perpetrados por militantes do Hamas no sul de Israel e o contínuo bombardeio e operação terrestre das forças israelenses na Faixa de Gaza, o Conselho de Segurança aprovou uma resolução em meados de novembro, após quatro tentativas falhadas de encontrar consenso anteriormente, apelando a “pausas humanitárias urgentes e prolongadas”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x