Irã tenta conter vazamento de petróleo em Kharg Island, seu principal terminal de exportações
O navio "Naji 23" foi enviado ao local da poluição e mais duas manchas de óleo foram detectadas no monitoramento aéreo por drones
Reportagem – Estadão Conteúdo
O Irã está monitorando e tomando medidas para conter um vazamento de petróleo no seu principal terminal de exportações Kharg Island, localizado na Ilha Khark.
Segundo a agência Tasnim News, o diretor-geral de Portos e Assuntos Marítimos da Província de Bushehr, Mohammad Shakibi-Nasab, afirmou que o vazamento atingiu uma área a cerca de seis quilômetros de distância do terminal, e que imediatamente após a notificação as autoridades passaram a monitorar e “tomar as medidas necessárias”.
O navio “Naji 23” foi enviado ao local da poluição e mais duas manchas de óleo foram detectadas no monitoramento aéreo por drones, acrescentou Shakibi-Nasab. Procedimentos para interromper a poluição marítima e limpar as águas também foram iniciados, com uso de “métodos novos e especializados”. No entanto, a causa do incidente não foi informada.
De acordo com a Reuters<, o terminal Kharg Island é responsável por 90% das exportações de petróleo do Irã e pela maior parte das exportações de gás do sul do país. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), o Irã foi o sétimo maior produtor de petróleo do mundo em 2023.