18 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Otan registra número recorde de membros cumprindo com meta de gastos com defesa

Otan registra número recorde de membros cumprindo com meta de gastos com defesa

Alguns países também estão preocupados com a possível reeleição do antigo presidente americano Donald Trump

18/06/2024 12h58 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Otan registra número recorde de membros cumprindo com meta de gastos com defesa Foto – Arte – JornalPP

Reportagem – Estadão Conteúdo

Mais de 20 países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão atingindo a meta de gastos com defesa da aliança militar ocidental este ano, disse na segunda, 17, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. O número é um recorde para o grupo.

O número estimado representa um aumento de quase quatro vezes em relação a 2021O grupo tem um total de 32 integrantes que se comprometeram com a meta. Apenas seis nações cumpriam com o objetivo em 2021, antes da invasão em grande escala da Ucrânia pelo presidente russo, Vladimir Putin. Os membros da Otan concordaram no ano passado em gastar pelo menos 2% do seu Produto Interno Bruto (PIB) na defesa. O aumento dos gastos reflete as preocupações com a guerra na Ucrânia e a possibilidade de escalada por toda a Europa.

Alguns países também estão preocupados com a possível reeleição do antigo presidente americano Donald Trump, que caracterizou muitos aliados da Otan como aproveitadores das despesas militares dos EUA e disse durante a campanha que não defenderia os membros da Otan que não cumprissem as metas de gastos com defesa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x