25 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Promotor pede fim de processo que acusa Trump de conspirar para anular eleição de 2020

Promotor pede fim de processo que acusa Trump de conspirar para anular eleição de 2020

Constituição exige que caso seja arquivado antes que réu seja empossado

25/11/2024 22h07 - Atualizado há 41 minutos Publicado por: Redação
Promotor pede fim de processo que acusa Trump de conspirar para anular eleição de 2020 Foto – Arte – JornalPP

Estadão Conteúdo/AP

O procurador especial Jack Smith pediu a um juiz federal, nesta segunda-feira, 25, que rejeite o processo que acusa o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, de conspirar para anular o resultado das eleições de 2020, citando a política de longa data do Departamento de Justiça (DoJ) que protege os presidentes de processos judiciais enquanto estiverem no cargo.

A medida anunciada em documentos judiciais marca o fim do esforço histórico do DoJ para responsabilizar Trump pelo que os promotores chamaram de conspiração criminosa para se manter no poder na preparação para o ataque de seus apoiadores ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.

Em documentos judiciais, os promotores disseram que a posição do DoJ “é que a Constituição exige que este caso seja arquivado antes que o réu seja empossado”.

A decisão era esperada depois que a equipe de Smith começou a avaliar como encerrar tanto o caso de interferência eleitoral de 2020 quanto o caso sobre documentos confidenciais após a vitória de Trump sobre a vice-presidente Kamala Harris nas eleições.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x