14 de Abril de 2025

Dólar

Euro

5,848
6,636

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Rússia será ameaça na UE e única forma de evitar guerra é bloco se preparar, diz Kaja Kallas

Rússia será ameaça na UE e única forma de evitar guerra é bloco se preparar, diz Kaja Kallas

06/04/2025 08h53 - Atualizado há 1 semana Publicado por: Redação
Rússia será ameaça na UE e única forma de evitar guerra é bloco se preparar, diz Kaja Kallas

Lais Adriana e Pedro Lima/AE

A chefe de Relações Exteriores da União Europeia, Kaja Kallas, afirmou que a Rússia será uma “ameaça de longo prazo” e reforçou que a única forma de evitar uma guerra ainda maior no continente europeu é a UE se preparar

Durante coletiva de imprensa após reunião entre ministros da Defesa da UE, Kallas pontuou que o bloco econômico possui “muitas ferramentas à disposição” para pressionar os russos a encerrar o conflito com a Ucrânia, e mencionou a possibilidade de ampliar sanções contra o país liderado por Vladimir Putin como um dos caminhos.

“Podemos aumentar o financiamento de armas ou o treinamento de soldados para a Ucrânia”, destacou, também para impor pressão à Rússia. “Todos concordamos que nós precisamos aumentar o nosso apoio à Ucrânia para a guerra terminar”, disse Kallas.

A chefe de Relações Exteriores da UE pontuou que o bloco aumentará investimentos em tecnologias militares, drones, inteligência artificial e cibersegurança. “Aumentar nossa capacidade melhorará nossa aliança. Vamos ter uma sessão exclusiva amanhã sobre defesa. Os desafios de segurança hoje são muito grandes para qualquer país lidar sozinho”, destacou. Kallas mencionou que a França deve investir cerca de 2 bilhões de euros e a Alemanha outros 12 bilhões de euros, mas ressaltou que deixará cada país fazer seu próprio anúncio de investimentos à Ucrânia.

EUA

A mensagem de comprometimento dos Estados Unidos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é “positiva”, segundo a chefe de Relações Exteriores da União Europeia, Kaja Kallas. Durante coletiva de imprensa após reunião entre ministros da Defesa do bloco europeu, ela pontuou que o pedido dos americanos para que a aliança militar amplie seus gastos com defesa “é de longa data”.

“Os países da Otan estão trabalhando no aumento de gastos. Mas é importante que a Europa faça mais” do que já vem fazendo, reforçou Kallas. Para ela, é preciso trabalhar mais para “ter independência em defesa, incluindo em satélites”, destacou, dizendo que as habilidades de defesa do continente europeu têm “bastante relação” com sistemas de satélites.

Kallas elogiou a fala do secretário de Estado americano, Marco Rubio, de que os EUA não planejam sair da Otan e disse que o país é “um forte aliado”. “EUA têm sido bem claros” sobre a necessidade de aumento de gastos com defesa do continente europeu, “e nós ouvimos essa mensagem”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest


0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x