EUA

Trump concede perdão a aliados ligados a plano para reverter resultado de eleições de 2020

Pedro Lima/AE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu perdão “total, completo e incondicional” a seu ex-advogado pessoal Rudy Giuliani, a seu ex-chefe de gabinete Mark Meadows e a dezenas de aliados acusados de tentar reverter o resultado da eleição de 2020. O documento foi assinado por Trump e divulgado nesta segunda-feira, 10, pelo advogado de indultos do governo, Ed Martin, nas redes sociais.

A proclamação, de quatro páginas, afirma que o perdão busca encerrar “uma grave injustiça nacional perpetrada contra o povo americano” e promover “o processo de reconciliação nacional”. O texto concede anistia a todos os cidadãos envolvidos na “criação, organização, execução, apoio ou defesa” de listas alternativas de delegados presidenciais ou em esforços para “expor fraudes e vulnerabilidades” na eleição.

A lista inclui, além de Giuliani e Meadows, os advogados Sidney Powell e John Eastman, o ex-funcionário do Departamento de Justiça Jeffrey Clark e dezenas de republicanos que atuaram como falsos eleitores em estados vencidos por Joe Biden. O documento ressalta que o perdão “não se aplica ao presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump”.

Os indultos abrangem apenas delitos federais, e muitos dos beneficiados ainda enfrentam acusações em tribunais estaduais. A Casa Branca não respondeu a pedidos de comentário enviados por e-mail nesta segunda.

*Com informações da Associated Press.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Ásia
AE/Associated Press Os confrontos entre o Camboja e a Tailândia seguem sem sinais de trégua […]
Há 5 horas
Nobel da Paz
Redação O Estado de S. Paulo/AE Ana Corina Sosa Machado, filha da líder da oposição […]
Há 9 horas
Ásia
AE/Associated Press O Japão está avaliando danos e alertando a população sobre possíveis tremores secundários, […]
Há 11 horas