24 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Internacionais

Jornal Primeira Página > Notícias > Internacionais > Von der Leyen recebe apoio de líderes europeus para manter centro no comando do bloco

Von der Leyen recebe apoio de líderes europeus para manter centro no comando do bloco

O entendimento prevê ainda a indicação do ex-primeiro-ministro de Portugal António Costa à presidência do Conselho Europeu

28/06/2024 09h59 - Atualizado há 4 semanas Publicado por: Redação
Von der Leyen recebe apoio de líderes europeus para manter centro no comando do bloco Foto – Arte – JornalPP

Reportagem – Estadão Conteúdo

Os líderes da União Europeia (UE) reunidos em Bruxelas na quinta, 27, decidiram endossar a recondução da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, ao cargo, como parte de um acordo para manter as figuras do centro do espectro político nos principais cargos do bloco.

O entendimento prevê ainda a indicação do ex-primeiro-ministro de Portugal António Costa à presidência do Conselho Europeu, enquanto a premiê da Estônia, Kaja Kallas, será a alta representante da UE para assuntos estrangeiros.

O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, comemorou os resultados da reunião. “Kaja, Ursula e Antonio aceitos. Planos de defesa aceito. Satisfação. Para a Polônia e para a Europa”, escreveu em publicação no X (antigo Twitter).

Para ser confirmada no posto, Von der Leyen precisará do aval do Parlamento Europeu. Embora o grupo da política alemã ainda seja a maior bancada do legislativo da UE, as eleições do começo deste mês produziram avanços significativos para a extrema-direita, que poderia tentar travar a nomeação. Segundo o Politico, a votação pode acontecer já em 18 de julho.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x