Jovens lideram inadimplência de cheques no 1º semestre
Os jovens lideraram a inadimplência com cheques no país durante o primeiro semestre do ano, mostra pesquisa da TeleCheque. O levantamento foi feito com mais de 13 mil clientes da base de dados da empresa especializada em verificação de crédito.
No caso daqueles com mais de 60 anos, foi de 1,24% entre janeiro em junho, frente o 1,30% registrado no mesmo período de 2010. No geral, o índice de inadimplência ficou em 2,92% nos primeiros seis meses do ano. No mesmo período de 2010, tinha sido de 2,85%
“O total de jovens inadimplentes com cheques vem crescendo nos últimos anos. O que mais nos preocupa é a dificuldade que eles têm em se recuperarem financeiramente”, afirma Dirlene Martins, diretora de recuperação da TeleCheque.
Para ela, as escolas deveriam ter entre as disciplinas educação financeira, o que ajudaria a diminuir esses indicadores. “A maioria não aprende a controlar os gastos. É preciso mostrar que o crédito é bom, desde que seja utilizado de forma consciente”, afirma.
O vice-presidente da Anefac (associação dos executivos de finanças), Miguel de Oliveira, destaca que os mais jovens lideram a inadimplência também em outras formas de pagamento. “Os bancos assediam muitos esses clientes para conseguirem a fidelização deles. Com despreparo, e como costumam comprar por impulso, se iludem e acabam ficando devedores”, afirma.
Além disso, os mais velhos utilizam com mais frequência outras modalidades de crédito, como o consignado –com desconto na folha de pagamento para trabalhadores ou no benefício do INSS, caso dos aposentados e pensionistas.
Essas operações, realizadas por aposentados e pensionistas do INSS, totalizaram R$ 2,284 bilhões em agosto, com um total de 743.093 contratos.
MENOS PARTICIPAÇÃO – Nos últimos anos, a modalidade vem perdendo espaço para outros meios de pagamento, como cartão de crédito. No entanto, ainda é uma das opções de cerca de 7% dos brasileiros que utilizam diversas formas de pagamento. Os dados são de pesquisa referente a 2010, divulgada neste ano pelo Banco Central.
Nos últimos 12 meses terminados em agosto, foram trocados 1,052 milhão cheques no país, de acordo com o BC. Em 2010, foi 1,12 milhão.
Inadimplência com cheques por faixa etária no primeiro semestre (em %)
até 20 anos – 16,92
21 a 30 anos – 6,33
31 a 40 anos – 4,29
41 a 50 anos – 2,61
51 a 60 anos – 1,75
mais de 60 anos – 1,24
Veja dicas da TeleCheque para evitar a inadimplência
-Escolha parcelamentos sem juros, ou com os menores juros;
-Não dependa de cheque especial, ou outras formas de financiamento, para complementar seu salário;
-Pesquise; não compre sem pesquisar preço, juros e taxas;
-Certifique-se de que as parcelas cabem “no seu bolso” (no seu ganho mensal);
– Não comprometa mais de 30% do seu salário com financiamentos;
-Quando for pagar compras à vista, utilize o cheque;
-Quando for utilizar o cheque pré-datado, anote no canhoto o valor, credor (para quem você emitiu o cheque) e data do “bom para”;
-Verifique diariamente os cheques que serão depositados naquela data versus seu saldo em conta corrente.
-Deposite um valor complementar para tarifas.