Um Centro temático e científico denominado Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica dedicado a pesquisa, tecnologia, inovação e a difusão científica.
Por: Ms. Kleber Jorge Savio Chicrala
O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – CEPOF está localizado no Instituto de Física de São Carlos – IFSC da Universidade de São Paulo – USP, onde a pesquisa, a tecnologia, a inovação e a difusão científica, fazem parte do cotidiano de trabalhos dos pesquisadores e membros desta importante Instituição, que tem em sua coordenação e membro o pesquisador Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato.
Mas “ a inovação e a ciência transformam a vida das pessoas “, afirma o incansável Prof. Bagnato, que no decorrer de todos esses anos dedicado a ciência, sempre tem tempo para falar de assuntos importantes para o desenvolvimento científico-tecnológico e social, reservando um tempo e incentivando os “iniciantes” na carreira científica.
O dia na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, vai chegando ao fim, e as luzes dos postes de energia vão sendo acendidas, inclusive a da praça dedicada a ciência em frente a Universidade de São Paulo. O sino da igreja de Nossa Senhora de Fátima sempre anunciou a hora da Ave Maria, pontualmente as 18 horas, e assim também as luzes do Campus da USP aos poucos vão iluminando o lugar. Revoadas de pássaros anunciam o entardecer e a chegada da noite. Mas diferente de muitas salas na Universidade, onde as luzes foram apagadas, a de uma sala continuam acesas, mesmo após os trabalhos tenham terminados.
Ao longe naquela sala é possível se avistar a figura de um dedicado professor, que sinaliza continuar a trabalhar, e para quem o conhece sabe que está dedicação vem de muitos anos, a acreditar ser possível transformar realidades pela força da ciência e da educação.
– Tudo bem professor ? Pergunto.
A resposta simples vem de pronto: – Tudo ! E você ? E completa: – Já estou terminando aqui, e logo vou pra casa. Estou com fome, mas a Silvia ( a dedicada esposa) deve ter preparado algo bom como sempre ! E com essa afirmativa e em pouco tempo, desliga o computador, apaga as luzes de sua sala, e descemos as escadarias do Instituto de Física em direção ao estacionamento. Após um breve diálogo se despede com um: – Bom, até amanhã… E assim respondo: – Até amanhã professor Bagnato, boa noite…
Mas o que vem a ser, e qual a importância da palavra inovação, tão usada no dia a dia, inclusive pelo Prof. Bagnato ?
Podemos exemplificar dizendo que há três tipos inicias e essenciais de inovação, e destacamos ser:
A Inovação incremental, como sendo a uma “atualização”, ou seja, elaborar e aplicar uma novidade a um tipo de serviço, produto ou processo usado no dia a dia.
A Inovação disruptiva, que está mais relacionada com o mercado, e também especifica com o mudar e desenvolver os processos, modificando os nossos comportamentos e forma de realizar as coisas. A exemplo está a forma de assistir um filme, via Netflix, que modificou também a forma do mercado atuar neste segmento.
A Inovação radical muda totalmente e radicalmente a forma micro ou macro(social) do cenário existente, a exemplo da chegada das novas tecnologias na área da comunicação, ampliando a velocidade e a forma de comunicação, dentre outras mudanças. Neste contexto mudamos a nossa forma de se comunicar, relacionar-se (ex: redes sociais), e muito mais, que influenciam diretamente toda a sociedade em todos os sentidos.
No dinâmico processo de inovar está contido o desenvolvimento e a melhoria constante da humanidade, pois foi na criatividade do ser humano que conseguimos alcançar a tão desejada revolução tecnológica, ampliando nossa qualidade de vida, e resolvendo problemas essenciais e necessários a nossa sobrevivência .
“Feliz e inovador seja o próximo ano que está chegando. Viva a Ciência, a Tecnologia, e a Inovação”, é o que deseja e afirma Ms. Kleber Jorge Savio Chicrala.
Fontes: Ms. Kleber Jorge Savio Chicrala – Jornalismo Científico e Difusão Científica do CEPOF – INCT – IFSC – USP , e Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP
“Boas festas! Feliz e inovador seja o próximo ano que está chegando. Viva a Ciência, a Tecnologia, e a Inovação”, é o que deseja e afirma Ms. Kleber Jorge Savio Chicrala.