Você sabe qual é o seu estilo de comunicação?
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Nessa semana será falado sobre os estilos de comunicação adotados por cada pessoa. É importante ter consciência desses, pois interferem não só na vida pessoal, mas também no social e no ambiente de trabalho, por exemplo.
A comunicação é a forma pela qual uma pessoa interage com o próximo. Seja essa verbal, não-verbal, escrita ou visual. E as formas que essa comunicação é feita se baseia nos comportamentos exibidos por cada um. Sendo esses de: passividade, agressividade ou assertividade.
No comportamento passivo é comum a insegurança, a culpa e a omissão. E são gerados sentimentos de insatisfação e tristeza com os fatos ocorridos e as pessoas ali envolvidas. Isso porque, nesses casos, o indivíduo está acostumado a abrir mão dos seus direitos e vontades para agradar ao próximo.
Ademais, não consegue se impor diante de desconfortos e situações que o prejudica, além de não conseguir estabelecer limites. Algumas frases comuns para pessoas que exercem esse comportamento são: “pode ser”, “como quiser”, “você se incomoda?”, “você que sabe”. A responsabilidade da decisão é sempre colocada no outro.
Já o comportamento agressivo é aquele em que o outro é costumeiramente ofendido. Tem postura violenta, usada para se conseguir algo de alguém, não aceita desafios, ou a resposta “não” e geram discussões entendidas como desnecessárias.
Essas pessoas apresentam comportamentos de desrespeito, mas não suportam embates e nem que isso seja evidenciado. O agressivo precisa criar o ambiente de medo na conversa, pois não sabe se comunicar de outra forma. São frases e gritos comuns do agressivo: “você está errado”, “você quer tudo sempre do seu jeito”, “eu que mando aqui”.
Por outro lado, o comportamento assertivo é aquele visto como sendo o mais “equilibrado”. Nesse, a pessoa é mais segura ao agir e expressar-se, com uma postura firme para se impor diante de situações que geram incomodo. Assim, é possível manter uma comunicação direta e respeitosa com o outro. Frases comuns de pessoas assertivas são: “não posso no momento”, “não concordo”, “eu quero”, “eu entendo seu ponto de vista”, “não estou com vontade agora”.
Resumindo, tanto o comportamento passivo quanto o agressivo envolvem a questão do desrespeito, seja consigo ou com o outro. O que dificulta relações saudáveis, seja, familiares, de amizade ou trabalho. E isso pode levar a diversas perdas, isolamentos e transtornos.
Além disso, mesmo as pessoas assertivas podem encontrar dificuldades no dia-a-dia. Aquele que discorda, muitas vezes, pode ser entendido como desrespeitoso (como um empregado discordando de um chefe, por exemplo).
Para todos esses casos, um psicólogo pode ser de grande ajuda. Com o treino de habilidades sociais para que a pessoa possa desenvolver melhor a assertividade e as capacidades de inteligência emocional.
Psicólogo Matheus Wada Santos (CRP 06/168009)
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