Metalúrgicos sediam jogos da Copa Futebol Pela Paz
O Clube de Campo dos Metalúrgicos de São Carlos e Região sediará neste sábado, 15, jogos da Copa Futebol Pela Paz 2013.
Idealizado pela Non-Violence Project Foundation (ONG fundada em 1994 em Genebra, Suíça) em parceria com a Base Brasil, o projeto “Futebol pela Paz” já ganhou mais de 70 prestigiados prêmios internacionais e tem dentre seus parceiros a FIFA/Fair Play (|Federação Internacional de Futebol).
O “Futebol pela Paz” utiliza uma das maiores paixões dos brasileiros como ferramenta de combate à violência. Ao associar o esporte à educação, o projeto busca inspirar, motivar e envolver os jovens em um movimento mundial para reduzir radicalmente a violência e mudar atitudes.
A meta do projeto é atender cerca de 800 mil crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014 (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador).
Em São Carlos, as equipes sub 11 e sub 13 da Adesm (Associação Desportiva, Educacional e Social dos Metalúrgicos) articiparão da competição.
Na última quarta-feira (12), o vice presidente da ADESM, Rogério Pereira, participou do lançamento e Congresso Técnico da Copa, realizado em Limeira – SP. Segundo ele, a oportunidade em participar de uma competição deste nível é muito importante para divulgar o trabalho de responsabilidade social que a associação realiza.
“Arma Atada”
“Futebol pela Paz” também inclui a produção e customização de 50 réplicas da “The Knotted Gun”, conhecida no Brasil como “Arma Atada”, escultura criada em 1980 por Carl F. Reuterswärd em memória a John Lennon. Estas réplicas serão entregues a artistas plásticos brasileiros, jogadores de futebol e celebridades para que sejam personalizadas.
Em 2013 e 2014, essas obras serão leiloadas e os recursos destinados à implementação dos programas do Non-Violence de incentivo ao futebol em escolas públicas nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014 e em escolas de futebol da Base Brasil.