Botucatuense Emérito
Câmara de Botucatu homenageia Ramiro Vióla
A Câmara Municipal de Botucatu realizou, em 22 de agosto, uma Sessão Solene para homenagear o músico e compositor Ramiro Vióla com o título de Botucatuense Emérito, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo local. A iniciativa foi do vereador Abelardo (Republicanos) e aprovada em abril deste ano, por meio do Decreto Legislativo nº 439/2025.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, amigos e familiares do homenageado. Representando o Executivo, esteve a Secretária Adjunta de Turismo, Erica Cardoso. Também participaram o Delegado Seccional Dr. Lourenço Talamonte Neto e Maurício Siródio, da Academia Botucatuense de Letras (ABL).
TRAJETÓRIA E LEGADO
Nascido em 1953, na Fazenda Boa Vista, entre Botucatu e Pardinho, Ramiro Vióla se mudou para Botucatu em 1965. Começou sua trajetória musical ainda adolescente, se apresentando em rádios e circos. Em 1999, formou a dupla Ramiro Vióla e Pardini, resgatando canções como Saudades de Botucatu, de Angelino de Oliveira — música que abriu a solenidade.
Desde 2015, é membro da ABL, ocupando a cadeira cujo patrono é justamente Angelino. Em 2020, liderou a construção do Memorial da Música Raiz, com apoio do poder público.
Ramiro também recebeu importantes reconhecimentos, como o Prêmio Inezita Barroso (2019) e os títulos de Cidadão Honorário de Itaporanga e Itatinga, em 2024. Ele é considerado um dos maiores colecionadores de música sertaneja raiz do país, com um acervo de aproximadamente 120 mil faixas.
A homenagem reforça o papel de Ramiro Vióla como um dos principais nomes da música raiz e da cultura regional. (Fernando Bruder/Em Destaque)
Mundo Sertanejo
A trajetória do cantor Vilino
Valdomiro Rufino de Souza(Vilino) nasceu na cidade de Ribeirão Bonito em 21 de setembro de 1940.
Formou dupla com o cantor Vileno. Foi uma parceria musical sertaneja que durou seis anos, com Vilino e o parceiro Vileno gravando juntos para a rádio em um álbum compilado. Vilino, conhecido pela sua voz aguda e viola, formou essa dupla após ter tido outras parcerias, e a experiência com Vileno foi seguida por outras colaborações e o trabalho como maestro da Orquestra de Violeiros de Osasco.
Gravações
A dupla não chegou a gravar um disco próprio, mas teve suas músicas divulgadas em um álbum compilado para a rádio.
Fim da dupla
Após o término da parceria, Vileno gravou um disco com o cantor Manito.
Carreira de Vilino
Vilino foi um violeiro e cantor com voz aguda, que também teve outras duplas, como Vilino e Vilela, e Dema e Vileno.
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE VILINO:
Orquestra:
Vilino teve uma longa participação na Orquestra de Violeiros de Osasco, onde também atuou como maestro.
Gravação para Brigadeiro e Tobias:
Sua última gravação profissional foi em 2011, no CD de 50 anos de Brigadeiro e Tobias, onde cantou com Brigadeiro.
Hoje, Vilino reside na cidade de São Carlos, já há vários anos, com sua esposa e filhos.
Frase da Viola:
“Mas como é bom ouvir bom-dia todo dia,
Sentir as mãos e semear, plantar, colher…
Dormir ao som de uma viola caipira,
Pisar o barro, dar aos pés o dom de ter!”
Mensagem de Setembro
Setembro chegou e, com ele, a promessa de dias mais quentes e coloridos. Com o início da primavera, a natureza se renova e se enche de vida, nos inspirando a seguir seu exemplo. Celebre a chegada deste mês com uma seleção de frases de boas-vindas a setembro repletas de esperança, alegria e inspiração.
Humor Caipira:
WI-FI no velório
Um rapaz chegou a um velório e a primeira coisa que perguntou foi:
– Qual é a senha do Wi-Fi?
Um parente incomodado disse:
– Respeite o falecido!
E ele perguntou:
– É tudo junto?
