Hilário José Barbosa: um defensor da cultura da música sertaneja-raiz
UM POUCO DA HISTÓRIA DO COMPOSITOR
Hilário José Barbosa nasceu em Uberaba, Estado de Minas Gerais, em 26 de julho de 1948.
Desde criança, Hilário já tinha o dom pela música, cresceu ouvindo as modas de viola de Tonico & Tinoco e de Tião Carreiro & Pardinho. Seus familiares eram da roça e gostavam muito das modas caipiras.
Veio para a cidade de São Carlos ainda muito jovem e ele aprendeu a compor as suas próprias canções.
Na década de 1980, Hilário começou a sua trajetória pelo mundo da música caipira, divulgando as composições.
Hilário realizou e organizou vários festivais de música sertaneja e participou como jurado em muitas cidades. Participou também de vários encontros de locutores e radialistas do universo caipira.
Hilário compôs várias canções com destaque para: “Fonte do Amor”, “Meu Ponto de Vista” e “Pequenos Heróis”, entre tantas outras.
No ano de 1982, houve na cidade de São Carlos o 1º Festival de Música (FEMUSIC), no qual o compositor recebeu uma homenagem como destaque, com as canções: “Fonte do Amor”, gravada pela dupla sertaneja Zé Carvalho & Tião Morais, “Meu Ponto de Vista”, gravada pelo Duo Oriental e o maior sucesso com a música “Pequenos Heróis”, composta por Hilário José Barbosa e Romeu Contiero.
Hilário foi criador de um jornal em nossa cidade que se chamava “Jornal Integração” que dependia de si próprio para realizar os trabalhos. Sozinho, ele lutou muito, o apoio era muito difícil, mas sempre com a ajuda de Deus ele conseguia finalizar os seus objetivos que era a ideia de o jornal divulgar os acontecimentos da cidade. O que ele mais gostava de destacar eram os encontros de viola.
A última edição do “Jornal Integração” foi no mês de abril de 2003, com destaque para a matéria de um projeto musical de Cultura & Lazer: o Programa MATABURRO que falava de músicas, sala de visita, dicas de economia, informações culturais e shows de prêmios. Era uma ideia de Hilário, mas não deu para concretizar.
Hilário foi uma grande pessoa e um grande divulgador da música sertaneja de nossa cidade. Ele fazia os seus trabalhos com muito amor e carinho. Hilário não parava, estava sempre na maior batalha pelas ruas de nossa cidade em busca de patrocínio para o seu “Jornal Integração”.
Lutou praticamente quase toda a sua vida em prol da cultura da música sertaneja-raiz.
Hilário José Barbosa faleceu no dia 24 de abril de 2003, na cidade de São Carlos.
Uma pequena homenagem aos nossos queridos amigos Hilário, Gentil e Generoso: uma lembrança daqueles que se foram e nos deixaram muitas saudades.