‘Cada dia mais orgulhoso da profissão que escolhi’, diz PM que ajudou a salvar recém-nascida
Policial precisou se comunicar em libras com a mãe para entender o que causou a falta de ar
Os policiais militares, soldados Giovanni Silva e Fialla, participaram na terça-feira (17) do salvamento de Isabelly, de apenas 10 meses, que havia se engasgado por causa de uma gripe. A mãe pediu ajuda a um motociclista que passava pelo bairro Jardim Guanabara, na zona sul, e ele acionou os PMs.
A equipe, do 27º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, atendia uma ocorrência na rua Uva Natal quando o motociclista os informou sobre a mãe, que havia pedido ajuda a alguns quilômetros dali. Ao chegarem, os PMs encontraram a mãe segurando a bebê desacordada no colo. “Imediatamente, enquanto eu fazia a manobra da viatura, o soldado Fialla desembarcou, pegou Isabelly nos braços e a socorreu”, contou o soldado Giovanni Silva.
O soldado Fialla realizou a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas da criança. A equipe auxiliou a entrada da mãe e da bebê na viatura e seguiu em direção ao Pronto-Socorro de Balneário São José. Durante o trajeto, Isabelly permaneceu desacordada, o que levou os policiais a estacionarem na base do Corpo de Bombeiros para solicitar apoio.
No local, o policial Giovanni Silva se comunicou com a mãe em libras. “Ela conseguiu me explicar o que havia acontecido e comunicar à equipe. Eles continuaram com a manobra para tentar reanimar Isabelly”, explicou. Em seguida, a bebê começou a apresentar febre e convulsões. Os bombeiros a colocaram no oxigênio e a encaminharam ao PS mais próximo.
No hospital, Isabelly foi atendida pela equipe médica, recuperou a consciência e passou por exames. A mãe agradeceu à equipe pelo atendimento rápido e pelo cuidado dos policiais.
“Vê-la finalmente bem me trouxe uma sensação de alívio”, contou o soldado Giovanni Silva. Pai de três filhos, ele se emocionou com a situação e expressou gratidão pela oportunidade de ajudar. “Essas ocorrências mexem muito com quem está envolvido e me fazem sentir, a cada dia, mais orgulho da profissão que escolhi para minha vida. Sou grato por poder servir e proteger outras pessoas”, declarou.