Delegado-geral adjunto e novos diretores tomam posse
O delegado-geral adjunto, Valmir Eduardo Granucci, e os novos diretores da Corregedoria Geral da Polícia Civil, o delegado Nestor Sampaio Penteado Filho, e do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), Domingos Paulo Neto, tomaram posse na tarde desta quarta-feira, 12, no Palácio da Polícia Civil, centro da Capital.
O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, participou do evento e parabenizou os novos empossados. “Gostaria de pedir para que todos estejam do nosso lado para que possamos promover a valorização e a motivação da carreira policial, resgatando os bons valores e promovendo o ânimo, o empenho e a dedicação”, disse o secretário.
Estava presente também o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Souza Blazeck, que agradeceu a presença de delegados que comandam alguns departamentos e divisões da Polícia Civil. Ele ressaltou a importância do trabalho de cada um deles.
Delegacia Geral Adjunta
“Agradeço a confiança que o doutor Blazeck está depositando no meu trabalho e somente poderei retribuir realizando-o de forma ética e sincera”, disse o novo delegado-geral adjunto durante a cerimônia de posse.
Granucci trabalhou inicialmente na Delegacia de Boa Esperança do Sul, depois atuou nos municípios de Cananéia e Matão – onde foi plantonista em 1986, titular em 1989 e seccional em 1994.
Em outubro de 1996 tornou-se o titular da Seccional de Araraquara, subordinada ao Deinter – 3 (Ribeirão Preto), onde ficou até 2009 e coordenou as unidades da Polícia Civil de 18 cidades. Depois, assumiu a direção do Deinter – 3.
Decap
O novo diretor do Decap, Domingos Paulo Neto, agradeceu a presença de seus colegas e frisou que pretende aperfeiçoar o plano de gestão das unidades policiais, fortalecendo a investigação sem descuidar do atendimento ao público e das condições de trabalho e vida dos policiais civis.
Paulo Neto foi delegado-geral de 23 de março de 2009 até 10 de janeiro de 2011. Comandou também o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), entre 2001 e 2007. Em abril de 2001, lançou no Departamento o “Plano de Combate aos Homicídios Dolosos”, cujos resultados colaboraram para a redução deste crime em todo o Estado.
Assumiu depois o Departamento de Inteligência (Dipol), onde ficou até setembro de 2008.Com ele, o Dipol viabilizou a implantação do sistema de rádio digital para a Polícia Civil, a expansão do sistema Infocrim/RDO (Registro Digital de Ocorrências) para o interior e a ampliação da Delegacia Eletrônica.
Corregedoria
O diretor da Corregedoria enfatizou o trabalho que promoverá em conjunto com a Delegacia Geral de Polícia. “Agradeço a confiança e afirmo que não haverá dissociação com a Delegacia Geral de Polícia, trabalharemos irmanados e a nossa filosofia será a intransigência com o desvio de comportamento dos policiais”, afirmou Nestor Sampaio.
Em 1988, o delegado assumiu a Corregedoria da Delegacia Regional de Polícia de Campinas, atual Departamento de Polícia Judiciária do Interior – 2 (Deinter 2 – Campinas).
Foi divisionário de Execução e Planejamento do Departamento de Administração e Planejamento (DAP), de 2004 a 2005; delegado seccional de Mogi-Guaçu, de 2010 a 2011; e divisionário de Cursos de Formação da Acadepol, de 2011 a 2012.
Foi delegado assistente da Diretoria da Corregedoria Geral da Polícia Civil, entre 2008 e 2009, onde assume agora como diretor. Até então, Nestor Filho atuava como divisionário de Serviços Diversos (DSD) do DAP.