8 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Direção Segura da PM testa mais de 500 mil

Direção Segura da PM testa mais de 500 mil

07/07/2012 07h58 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Direção Segura da PM testa mais de 500 mil

Muitas pessoas subestimam os efeitos das bebidas alcoólicas no corpo e não reconhecem os perigos que o álcool causa quando estão na direção de um veículo.

 

A Lei Seca acaba de completar quatro anos e a Operação Direção Segura, desenvolvida pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) da Polícia Militar, vem tentando diminuir o número de mortes causadas pela combinação entre álcool e direção.

De acordo com o balanço divulgado pela Polícia Militar, na Capital houve 4.803 prisões em flagrante no período de junho de 2008 – quando a lei entrou em vigor – a junho de 2012.

Somente neste ano, 6.077 pessoas já foram autuadas pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), 1.041 foram presas em flagrante.

Pela lei, dirigir sob influência de álcool, em nível superior a dois decigramas da substância por litro de sangue, é infração gravíssima e acarreta multa, suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo. Maior ou igual a seis decigramas, o motorista comete, além da multa de trânsito, o crime de embriaguez ao volante.

Do início de 2012 até agora, 108.884 pessoas foram submetidas ao teste do bafômetro.

Em quatro anos, 631.205 fizeram o exame e apenas 2.724 se recusaram, o que demonstra o apoio da população.

Segundo o porta-voz do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), capitão Paulo Oliveira, a experiência com as operações neste período trouxe bons frutos para os próximos anos.

“Além da implementação do efetivo policial, a experiência nestes quatro anos nos ajudou a mapear os principais pontos onde ocorrem os acidentes”, explica.

De acordo com o capitão, a Vila Madalena é um destes principais locais e por isso o Comando já estuda reforçar as operações na região.

“A grande concentração de bares neste bairro provoca aumento de acidentes causados por motoristas embriagados, por isso vamos aumentar o efetivo no seu entorno e no de outras que já mapeamos”, revela.

 

Os efeitos do álcool no corpo

De acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), nos primeiros goles a bebida pode agir como estimulante e deixar o motorista com uma sensação de excitação.

Depois, porém, as inibições e a capacidade de julgamento são rapidamente afetadas, aumentando a capacidade das pessoas em tomar decisões equivocadas, além de prejudicar as habilidades motoras e o tempo de reação.

Dirigir à noite embriagado é um problema ainda maior.

O sono pode afetar o motorista na condução do veículo e aumentar a ação depressora do álcool no organismo.

Por isso, exceto em dias de grandes eventos, as operações Direção Segura da PM são feitas sempre no período da noite, de segunda a domingo.

“É o período onde há mais casos que envolvem direção e bebida. Dependendo da grandeza de alguns eventos, podemos modificar os horários, mas sempre analisamos a situação antes de decidir”, explica Oliveira.

A polícia orienta o motorista a descansar sempre antes de dirigir e, é claro, nunca fazer o uso de bebida alcoólica ou alguma droga que possa alterar o comportamento diante do volante.

“O motorista tem que estar ciente que ele deve respeitar a legislação de trânsito, pois além da combinação entre álcool e direção, o excesso de velocidade, o desrespeito às sinalizações, a falta do cinto de segurança e o uso de aparelhos eletrônicos como o celular sempre estão relacionados aos acidentes com morte no trânsito”, conclui Oliveira.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x