FUNDAÇÃO CASA: 46 Jovens de São Carlos se formam em curso de educação profissional
O objetivo dos cursos é iniciar a qualificação profissional dos adolescentes e aproximá-los de profissões que possibilitem gerar uma melhor perspectiva de vida
Aproximadamente 5.000 concluíram no último dia 23 de março, o 3º ciclo de cursos de educação profissional, ministrado por professores do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) nos centros da Fundação CASA, no estado de São Paulo. Destes, 46 são de São Carlos.
Vendedor de Varejo de Moda, Aproveitamento Integral dos Alimentos, Habilidades Profissionais, Noções à Informática – Windows e Office são os cursos ofertados.
“O objetivo é iniciar a qualificação profissional dos adolescentes e aproximá-los de profissões que possibilitem gerar uma melhor perspectiva de vida”, explicou Ana Maria da Silva, gerente de Educação Profissional da Fundação CASA. As aulas acontecem no contra turno da educação escolar, cujo programa, calendário e material didático seguem a rede pública estadual.
As formações da educação profissional básica têm duração aproximada de três meses (ciclo trimestral). As aulas ocorrem duas vezes por semana nos próprios centros socioeducativos, totalizando de 50 horas de carga horária.
As metodologias para desenvolvimento das aulas devem ser, necessariamente, participativas com estratégias dinâmicas e bem elaboradas conforme orientação da Fundação CASA e prática educativa, sob coordenação do Senac.
Algumas aulas foram ofertadas em ambientes das unidades do SENAC, implementando os planos de cursos. Nas aulas externas ao ambiente do centro, os adolescentes puderam conhecer a estruturada escola, interagir com outros adolescentes, ampliar conhecimento sobre outras profissões.