GM detém paciente após dar cotovelada e cuspir em enfermeira na UPA Vila Prado
Na manhã desta terça-feira, 21, um caso de agressão contra uma enfermeira foi registrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Prado, em São Carlos. O incidente envolveu um homem, que havia sido levado até a unidade por funcionários da concessionária EcoNoroeste que administra a rodovia SP-310, após ser encontrado em um possível surto.
De acordo com informações preliminares, o homem foi atendido pela equipe de saúde ao chegar à UPA e, em seguida, adormeceu. Porém, ao acordar pela manhã, o paciente se dirigiu à enfermeira e pediu seu telefone. Quando informado de que não estava com nenhum aparelho, ele voltou a apresentar um comportamento agressivo. O homem teria desferido uma cotovelada na funcionária da UPA, e em seguida, cuspido no rosto dela.
Diante da agressão, a Guarda Municipal (GM) foi acionada para intervir. O paciente foi conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde serão tomadas as medidas legais cabíveis
A enfermeira, que recebeu suporte da equipe da unidade, está sendo acompanhada após o ocorrido. Casos como este destacam os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde no atendimento de pacientes em situação de surto.