Polícia Militar Ambiental

Operação Semana do Meio Ambiente

SSP
A Polícia Militar Ambiental deu início à Operação Semana do Meio Ambiente 2025, que segue até o dia 6 de junho, em alusão a data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação intensifica as atividades de prevenção e repressão a crimes e infrações ambientais, com foco na proteção da flora e da fauna em todo o território paulista.
A operação deste ano tem como tema “Acabar com a poluição plástica” e busca estimular o engajamento da sociedade na preservação dos recursos naturais. As ações contam com o policiamento ostensivo ambiental e as atividades de educação ambiental, promovidas pelos cinco batalhões do estado para estudantes de escolas públicas, sobre a importância da sustentabilidade e do respeito ao meio ambiente.
No decorrer da ação, são reforçadas as abordagens, fiscalizações em rodovias e em pátios madeireiros, assim como em criadouros de animais silvestres e áreas de preservação. Além disso, serão realizadas ações de bloqueio para vistorias, operações no litoral e palestras nas escolas públicas.
“O policiamento ostensivo não visa só à repressão, e sim à prevenção, respeitando o equilíbrio natural e a qualidade de vida das futuras gerações, até mesmo daquelas que ainda não nasceram”, explica o capitão José Augusto Bravo, do 5º Batalhão de Polícia Ambiental. “O ensinamento para as crianças é um dos passos para atingir esse objetivo, uma vez que elas são o futuro e também ajudarão na preservação”, completa.
PM Ambiental em números
Até abril deste ano, a Polícia Militar Ambiental realizou 755 ações em áreas rurais, 389 em unidades de conservação, 125 voltadas à pesca e 34 fiscalizações relacionadas ao comércio e transporte de madeira ilegal. Como resultado, foram apreendidos 107,6 metros cúbicos de madeira irregular. Ao todo, as multas aplicadas ultrapassam R$ 4 milhões.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Fatalidade
Uma fatalidade marcou a tarde desta segunda-feira, 15, quando um trabalhador de 65 anos morreu […]
Há 3 horas
Que fase...
A “bruxa estava solta” para uma mulher de 22 anos, neste final de semana no […]
Há 4 horas
A casa caiu
Carolina Brigido/AE O diretor da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, anunciou nesta segunda-feira, 15, que […]
Há 4 horas