Repórter fotográfico do Jornal Primeira Página recebe ‘Challenge Coin’ do 38º BPM/I
Cerimônia que celebrou os 34 anos do Batalhão situado em São Carlos (SP), ocorreu na noite da terça-feira (10), na Oásis Eventos

No mês e ano em que completa seus 10 anos de carreira apenas atuando no fotojornalismo, o repórter-fotográfico do Jornal Primeira Página, Jean Guilherme dos Santos, 33 anos, recebeu na noite da última terça-feira (10), a medalha ‘Challenge Coin’ do 38º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), criada em comemoração aos 34 anos de existência da unidade em São Carlos (SP).
A solenidade contou com apresentações da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e as presenças de autoridades militares, civis e políticas de toda a região, além de personalidades civis e instituições públicas e privadas, que receberam as homenagens por seus méritos e relevantes serviços prestados ao povo paulista e ao 38º BPM/I, atuando direta ou indiretamente para a elevação do nome da Polícia Militar do Estado de São Paulo, contribuindo sempre para aumentar a força e reconhecimento no cumprimento do dever como mantenedor da Segurança Pública em São Carlos e toda a região.
A medalha ‘Challenge Coin’, foi entregue ao repórter fotográfico do Jornal Primeira Página, que estava acompanhado da esposa, Ana Claudia Carneiro e a filha Alice Carneiro dos Santos, das mãos do Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de São Carlos (SP), Netto Donato, que na ocasião representou o prefeito Airton Garcia, não presente na cerimônia.
HISTÓRICO DA ‘CHALLENGE COIN’ – A história mais antiga que alude as ‘Challenge Coins’ remonta a Roma Antiga, onde os soldados eram recompensados em dinheiro pelo seu desempenho e quando considerado merecedor, recebia uma moeda a mais no seu pagamento. Alguns relatam que essas moedas de bonificação recebiam uma cunhagem especial com o símbolo da legião a qual o soldado pertencia e, então, os soldados começaram a guardas suas moedas como lembrança, ao invés de gastá-las.
Outra história interessante credita o surgimento das ‘Challenge Coins’ a um soldado francês que foi capturado por soldados alemães durante a Primeira Guerra Mundial. Os alemães recolheram tudo o que o soldado carregava, exceto uma pequena bolsa de couro pendurada no pescoço, onde ele guardava uma Challenge Coin. O soldado conseguiu escapar e chegar até uma base aliada, mas como não estava uniformizado e nem em sua unidade, acreditaram que se tratava de um espião e o condenaram à morte. Por sorte, um soldado reconheceu a insígnia gravada na sua moeda e a punição foi adiada. Depois de confirmada a sua identidade, o soldado pôde retornar para sua unidade militar.
O DESAFIO – Segundo a história, os desafios das Challenge Coins surgiram na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial. Todos os militares americanos possuíam uma moeda pessoal para identificação. Quando se confraternizavam em suas folgas, eles eram desafiados em voz alta com o comando Coin Check a coloca-las sobre a mesa e aqueles que, por ventura, estavam sem suas moedas, eram obrigados a pagar a conta de todos os outros que a portavam.
A CHALLENGE COIN DO 38º BPM/I – O 38º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) foi criado em 12 de maio de 1989, pelo Decreto de nº 29.911, sendo inaugurado oficialmente em 10 de outubro de 1989. Sediado em São Carlos (SP), é composto por quatro Companhias, que abrangem os municípios de São Carlos, Ibaté, Dourado, Ribeirão Bonito, Descalvado, Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro.
Suas Companhias PM exercem as atividades de polícia preventiva ostensiva nas seguintes modalidades: Rádio Patrulhamento Padrão (RPP), Ronda Escolar, ROCAM (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas), Força Tática, Policiamento Rural e Comunitário.
Em 2023, o Comandante do 38º BPM/I, Tenente Coronel PM Luiz Sérgio Mussolini Filho, vislumbrou que a Unidade merecia sua própria moeda, a qual foi idealizada e cunhada. A moeda é feita em metal de forma circular, com diâmetro de 5 centimêtros, sendo que no anverso tem a borda saliente com os dizeres: “38º Batalhão de Polícia Militar do Interior”, dizeres na parte inferior: “Trigésimo Oitavo Batalhão de Polícia Militar do Interior” e, ao centro, a Bandeira do Brasil, sobreposta pelo Brasão do 38º BPM/I. No verso, tem a borda saliente com os dizeres: “38º Batalhão de Polícia Militar do Interior”, dizeres na parte inferior: “Trigésimo Oitavo Batalhão de Polícia Militar do Interior” e, ao centro, o Brasão de armas da Polícia Militar do Estado de São Paulo, possuindo em destaque o lema institucional “Lealdade e Constância”.