11 candidatos são reeleitos para o próximo mandato em São Carlos
Disputada como muitos vestibulares de universidades públicas, uma cadeira no Legislativo de São Carlos apresentou, nestas eleições, a relação de 18,0 candidatos por vaga, contra 15,53 nas eleições de 2008. Dentre os 380 candidatos, o eleitorado são-carlense elegeu ontem os 21 candidatos que irão ocupar o legislativo nos próximos quatros anos.
Em 2008 o número de candidatos a uma cadeira no legislativo foi de 202, ou seja, 178 candidatos a menos do que nestas eleições.
Dentre os candidatos à reeleição continuam na Câmara Municipal os vereadores Lineu Navarro (PT), Júlio César (DEM), Laíde da Uipa (PMDB). Marquinho Amaral (PSDB) (como substituto do ex-vereador Dorival Mazola), Edson Fermiano (PR), Dé Alvim (PT), Antônio Carlos Catharino (PTB), Ronaldo Lopes (PT), Equimarcílias Freire (PMDB), José Luiz Rabello (PSDB) e Benedito Matheus Filho (PMDB).
Os novos nomes que irão compor a Câmara Municipal são: Maurício Ortega (PSDB), Rodson (PSDB), Sérgio Rocha (PTB), Paraná (PHS), Eduardo Brinquedos (PSC), Walcinyr Bragatto (PV), Lucão (PMDB), Cidinha do Oncológico (PSDB), Roseley (PT) e Soldado Penha (PPS).
Nestas eleições os partidos com os maiores números de candidatos foram o PTB e o PMDB com quarenta candidatos, 10,2% do total; seguido pelo PPS com 35 (8,9%); na seqüência com 33 candidatos (8,41%) estão o PT e o PV.
Em 2008 os partidos com maior número de candidatos foram o PPS, PSDB e PT com 22 cada, seguido pelo DEM e PHS com 17 candidatos e pelo PSC com 11. A legenda mais votada na ocasião foi o PT com 4.732 votos; seguido pelo PSDB com 4.431.
Nas eleições de 2008 os vereadores eleitos foram Antônio Carlos Catharino (PTB), Normando Lima (PV), Edson Fermiano (PR), Equimarcílias Freire (PMDB), Dé Alvim (PT), José Luís Rabello (PSDB), Júlio César (DEM), Laíde das Graças Simões (PMDB), Lineu Navarro (PT), Roberto Mori Roda (PV), Benedito Matheus Filho (PMDB) e Ronaldo Lopes de Oliveira (PT), Dorival Antonio Mazola Penteado (PSDB)
Vereadores eleitos falam sobre expectativas para o próximo mandato
Lineu Navarro (PT)
“Agradeço a população de São Carlos que acredita no meu trabalho e me elegeu por mais um mandato, para poder atuar com ética, debater ideias e realizar os projetos; creio que a experiência e o trabalho realizado nesses anos contribuíram para a minha reeleição. Parabenizo o Paulo Altomani pela conquista e desejo que ela faça um ótimo mandato em prol de São Carlos e faremos oposição ao governo, porém sem obstáculos ao que for bom para a cidade.
Julio Cesar (DEM)
“Estou muito feliz com a reeleição, mostra o reconhecimento que a população tem do meu trabalho; e sendo posição ou oposição a fiscalização continua a mesma pela minha parte. São Carlos optou pela mudança, é a renovação das expectativas e para o próximo mandato vou batalhar pela luta contra as drogas”
Marquinho Amaral (PSDB)
“São Carlos mostrou que quer mudança e que cansou da atual administração. Estou muito feliz com o resultado e no próximo mandato precisaremos trabalhar juntos, sem desavenças partidárias, para trazer recursos e melhorias para nossa cidade”.
Walcinyr Bragatto (PV)
“Iremos trabalhar forte pelo PV e fazer um trabalho com posição independente, apoiando o que for positivo e fiscalizando o uso do dinheiro público. Iremos reunir os membros do partido e debater as propostas que iremos trabalhar, sempre junto com a população”.
Aumento de cadeiras foi aprovado pela maioria dos vereadores
De autoria do ex-vereador Dorival Mazola Penteado (PSDB), o projeto de lei que elevava o número de parlamentares dos atuais 13 vereadores para 21 a partir destas eleições, foi aprovado no dia 7 de junho de 2012.
O projeto foi votado em segundo turno, sendo que o primeiro foi realizado no dia 24 de maio, e teve a aprovação do plenário por dez votos dez a três. Apenas os vereadores Lineu Navarro, Dé Alvim e Ronaldo Lopes, todos do Partido dos Trabalhadores (PT) votaram contra o projeto.
A medida que ampliou o número de cadeiras foi para se adaptar a emenda constitucional nº 58, de 23 de setembro de 2009, que redefiniu o número máximo de vereadores nas casas legislativas com base na população do município. Cidades com população entre 160 mil e 300 mil habitantes podem ter até 21 vereadores.
Vale ressaltar que se a lei valesse para a legislatura vigente seriam vereadores atualmente Marquinho Amaral (PSDB), Lucão (PSDB), Azuaite Martins de França (PPS), Mauricio Ortega (PSDB), Paraná (PMDB), Andréa Mazo (PMDB), Carlinhos Talarico (PMDB), Cidinha do Oncológico (PV). Além dos atuais treze que estão na Câmara Municipal.
PARABENS A TODOS OS CANDIDATOS ELEITOS,ALTOMANI ,DISALVO E A TODOS OS VEREADORES UM FORTE E GRANDE ABRAÇO.
TONINHO BERTACINI