21 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > “A ciência brasileira nunca foi tão atacada”, diz Newton Lima sobre corte de recursos da CAPES

“A ciência brasileira nunca foi tão atacada”, diz Newton Lima sobre corte de recursos da CAPES

Para o ex-prefeito de São Carlos e ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a notícia é uma tragédia

07/12/2022 15h05 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
“A ciência brasileira nunca foi tão atacada”, diz Newton Lima sobre corte de recursos da CAPES Foto: Arquivo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou que cerca de 200 mil bolsas ficarão sem pagamento, após novos bloqueios de recursos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). O órgão se disse surpreendido com o Decreto nº 11.269, de 30 de novembro, que zerou totalmente a autorização para desembolsos em dezembro.

Para o ex-prefeito de São Carlos e ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Newton Lima, a notícia é uma tragédia, fruto da política de terra arrasada do governo Bolsonaro. “Isso é reflexo do negacionismo, daqueles que não entendem que o país precisa de pesquisa e desenvolvimento para ser soberano. Como professor e orientador, eu fico muito triste em ver uma situação como essa. Estou de luto pelas universidades, hospitais universitários, estudantes e residentes. A ciência brasileira nunca foi tão atacada”.

De acordo com Newton Lima, a falta de recursos para a Ciência e Tecnologia desestimula a pesquisa no Brasil. “Esse descaso afasta as pessoas da Pós-Graduação, tendo em vista que as bolsas já são baixas e estão há anos sem reajuste. Nós já ocupamos o 13º lugar mundial em ranking de produção de pesquisas. Agora, temo que iremos despencar também nessa área, como também despencamos no ranking de riqueza, pois o Lula deixou o Brasil como a sexta economia do mundo e hoje estamos em 12º lugar”.

Por fim, Newton Lima destacou que a incompetência e insensibilidade do governo Bolsonaro acabaram com os recursos que seriam utilizados na execução das políticas públicas. “Nos últimos meses, houve uma gastança, que limpou os cofres públicos para a construção de políticas eleitoreiras que tinham o único intuito de reeleger o atual presidente. Foi uma farra, de quem não tem o menor compromisso com o erário público. Felizmente, a estratégia não deu certo e o Lula foi eleito. Porém, ele terá muito trabalho para recompor o orçamento público”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x