A vitória da persistência de um homem
Paulo Roberto Altomani. Mas também poderia ser chamado de “Paulo Altomani, o Tenaz”. Ele perdeu cinco eleições consecutivas, mas conseguiu juntar os cacos e fazer dos fracassos o alicerce da sua vitória. Como diz o ditado popular, soube fazer do limão uma limonada.
Altomani foi candidato pela primeira vez à Prefeitura em 1992. Ficou em terceiro lugar. Em 1996 ficou em segundo lugar. Em 2000 caiu para terceiro. Em 2004 e 2008, enfrentou os petistas e ficou novamente na segunda colocação. Há 4 anos ele anunciou inclusive que iria “pendurar as chuteiras”. Mas voltou atrás e mostrou que não desiste nunca.
Formado pela USP em Engenharia Mecânica e diretor da Engemasa, o empresário Paulo Altomani afirma que São Carlos precisa ampliar a qualidade dos serviços públicos e melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Ele afirma que com o orçamento atual, de R$ 640 milhões, é plenamente possível avançar muito nas áreas de saúde, educação, transportes, vias urbanas e etc.
CHOQUE DE GESTÃO É A MARCA – Altomani enfatiza que as dificuldades vividas como empresário no Brasil e os 20 anos de luta na área política o habilitam a administrar São Carlos. “Vivemos a necessidade de um choque de gestão, que faça do município de São Carlos um ótimo prestador de serviços, o que hoje ele não é. A máquina é lenta, ela usa a escada para se locomover enquanto os problemas andam de elevador”.
LOBBE – Com relação ao ex-deputado federal e atual presidente da Fundação Faria Lima (Cepam), Altomani afirma que se trata de um amigo e companheiro de partido. “É um político de valor e que vai estar conosco nesta jornada. Quando ele foi deputado estadual, eu nunca o atrapalhei e quando foi candidato a deputado federal, estivemos ao seu lado pedindo votos”.
PROJETO – Com relação aos seus projetos para a cidade, Altomani que o programa de governo é extenso. “Na verdade, o PSDB tem projeto, sim. É um projeto que está no governo estadual revolucionando vários setores. É este projeto que queremos implantar aqui, que dá certo em Piracicaba, tem sucesso em Catanduva, Ibaté e várias outras cidades. É o projeto das Etecs, as escolas industriais que empregam 80% de seus alunos. Precisamos ampliar este modelo, pois em São Carlos 25% dos jovens com idade entre 18 e 25 anos estão desempregadas. É o projeto dos Arranjos Produtivos, para atrair fornecedores de grandes empresas que já temos aqui. Temos também que implantar uma política de incentivos fiscais para atrair empresas da produção e da prestação de serviços que são criadas por pesquisadores da USP e da UFSCar. Além disso, temos que pensar no futuro. São Carlos precisa de um sistema de internet Banda Larga como existe em Araraquara, servindo toda a cidade com internet rápida e gratuita”.
DILMA ROUSSEFF – O político tucano afirma que está surpreso de forma positiva com o desempenho da atual presidente da República, Dilma Rousseff. “Ela herdou uma herança complicada do presidente Lula. Agora vemos que ela resolveu enfrentar o sistema financeiro nacional, utilizando a Caixa e o BB para forçar os grandes bancos a baixar estas taxas de juros absurdas. Até agora, na minha opinião, ela tem se saído bem em vários setores. Se tivermos o aval do povo de São Carlos para administrar a cidade, esperamos ter um relacionamento respeitoso e de parceria com a presidente”.
SEXTA DISPUTA – Altomani afirma que a participação nas últimas cinco eleições foi, para ele, uma grande escola. “Não vejo estas campanhas como uma derrota, mas sim como um grande aprendizado. Foi um prazer estar com o povo são-carlense e viver suas alegrias, seus anseios, dividir suas angústias. Como diz a “Canção do Tamoio” de Gonçalves Dias, ‘Viver é lutar/ A vida é combate/ Que os fracos abate/ Que os fortes, os bravos/ Só pode exaltar’. Além de tudo, eu assumo aquela máxima de que sou brasileiro e não desisto nunca”.
HOJE A FESTA É SUA,HOJE A FESTA É NOSSA