Alckmin deve anunciar ampliação do campus 2 da USP
Geraldo Alckmin visita São Carlos nesta segunda-feira, 3 de junho. A previsão é que o governador de São Paulo esteja às 15h30, no Paço Municipal, para a assinatura do convênio que estabelece o repasse de recursos do Programa Casa para a melhoria das 1.792 unidades habitacionais, que devem ser construídas na cidade, por meio do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.
A expectativa é que o governador também oficialize a intenção de compra de área para a ampliação do Campus 2 da USP. O tema foi centro de várias reuniões.
Uma delas, que aconteceu em março, envolveu o reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas, o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB) e o diretor da Escola de Engenharia de São Carlos, Geraldo Roberto Martins Costa. “A visita do governador a São Carlos é uma grande oportunidade de pedirmos o empenho para a ampliação da USP”, disse, por telefone, Massafera.
O terreno fica ao fundo do campus 2 da universidade e está avaliado pelo Estado em R$ 25 milhões. Segundo o deputado tucano, a USP arcaria com 50% do valor e o estado com a outra metade.
Com o terreno a ser adquirido, a USP passará a ter área de 100,34 hectares. O espaço pretendido para a compra é uma propriedade rural com cultivo de cana-de-açúcar. O campus 2 da USP apresenta, atualmente, os cursos de engenharia ambiental, aeronáutica e computação. A expansão do campus deve proporcionar a criação dos cursos de engenharia automobilística, hídrica e química.
ENTUSIASTA – O ex-vereador e empresário Antônio Florindo Zanette é um dos entusiastas do projeto de expansão da USP. Foi ele quem, há 12 anos, trabalhou para a doação de 40 alqueires de área da família Aires Monteiro, que se transformaram no Campus 2 da USP. “Se a compra da área for efetivada, São Carlos terá um dos maiores campi da USP”, comemora.
Mesmo fora do cenário político, Zanette confidenciou que continua o trabalho para a compra da área, intermediando e participando de reuniões com representantes da USP e solicitando o empenho dos deputados do PSDB, Roberto Massafera (estadual) e Mendes Thame (federal). “Os estudos sobre a necessidade da compra da área estão na mão do governador Alckmin e a presença dele em São Carlos é o momento para que ele assine um decreto que priorize a aquisição do espaço”, afirma.
Entre alunos de graduação e pós-graduação, estima-se que 5 mil alunos estudem na USP. “Essa expansão é importante porque a USP pode planejar o seu crescimento por 20, 30 anos”, considera Zanette.
Além da implantação de novos cursos, com a ampliação do campus da USP está prevista a construção de uma pista de decolagem, que seria utilizada pelo Departamento de Engenharia Aeronáutica no desenvolvimento de aeronaves.