O professor Azuaite Martins de França, vice-presidente do Centro do Professorado Paulista, destacou a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas nesta segunda-feira, 10 de junho, e enfatizou o compromisso em buscar a instalação de uma representação consular de Portugal na cidade.
“Seguimos firmes na luta por uma representação oficial que reconheça essa presença atuante e valorosa”, afirmou Azuaite, ao lembrar que São Carlos abriga uma comunidade portuguesa expressiva, com contribuição destacada na história, na cultura e no desenvolvimento local.
A passagem do 10 de junho foi celebrada na Casa de Portugal de São Carlos, que incluiu uma tertúlia sobre o significado histórico e cultural da data. “Como descendente de portugueses e cidadão português, celebro com orgulho este dia que nos lembra da grandeza de Camões e da força das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Os Lusíadas são um marco na consolidação da nossa língua e de nossa identidade”, declarou Azuaite.
Ele também mencionou o esforço coletivo que resultou na conquista da atual sede da Casa de Portugal. “Muito me orgulha ter contribuído, através da minha militância política, para que nossa comunidade tivesse um espaço à altura de sua relevância em São Carlos.”