Bolsonaro venceria Lula se eleições fossem hoje, mostra pesquisa
Nas simulações de segundo turno, Jair Bolsonaro aparece com 42,5% das intenções de voto, enquanto Lula pontua 39,8%
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, publicado na edição da revista Veja desta sexta-feira, mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem leve favoritismo sobre o ex-presidente Lula (PT) na disputa eleitoral de 2022. Bolsonaro aparece com 32,7% das intenções de voto. Lula tem 29,3%. Como a margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos, ambos Lula estão tecnicamente empatados.
Há cinco candidatos empatados tecnicamente na terceira posição. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) registra 6,2% das intenções de voto. Já o apresentador da TV Globo, Luciano Huck (sem partido), e o ex-juiz Sergio Moro (sem partido) somam 5,8% das intenções de voto cada um. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), registra 3,6% e João Amoêdo (Novo) tem 2,6%. Brancos, nulos e indecisos somam 12,6%.
SEGUNDO TURNO-Nas simulações de segundo turno, Jair Bolsonaro aparece com 42,5% das intenções de voto, enquanto Lula pontua 39,8%. Como a vantagem de Bolsonaro é de apenas 2,7 pontos percentuais, está dentro da margem de erro, o que configura uma situação de empate técnico. Já em um cenário contra Ciro Gomes, Bolsonaro venceria por 43,4% a 35.3%.
O universo desta pesquisa abrange os eleitores brasileiros. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2010 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 198 municípios brasileiros durante os dias 30 de abril a 04 de maio de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas.
Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,5% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 867 entrevistas, 4,5% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 538 entrevistas, 5,5% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 308 entrevistas e 6,0% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 297 entrevistas.