O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Lucão Fernandes (PP), e o 1º vice-presidente, Bruno Zancheta (Republicanos), se reuniram na manhã desta quinta-feira (4) com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana para debater a inclusão de câmeras de monitoramento públicas nos programas Escudo São-Carlense e Muralha Paulista.
O objetivo, segundo Zancheta, é unificar o sistema de monitoramento não apenas nos arredores da Câmara, mas em todos os prédios públicos, fortalecendo a segurança da população. “A Câmara precisa dar o exemplo. Essa é a missão de todos os vereadores: mostrar que estamos preocupados com a segurança das pessoas”, declarou.
O programa Muralha Paulista/Escudo São-Carlense utiliza tecnologias avançadas, como computação em nuvem e Inteligência Artificial, para integrar bancos de dados e prever padrões de criminalidade, permitindo alocação estratégica de recursos e uma resposta mais ágil das forças de segurança, aumentando a probabilidade de prisão de criminosos e o custo do cometimento de crimes.
Segundo os vereadores, a iniciativa representa um avanço importante na segurança pública, beneficiando diretamente a população ao promover maior integração entre os órgãos e eficiência nas ações de fiscalização e prevenção.
