25 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Câmara realiza primeira sessão ordinária do ano

Câmara realiza primeira sessão ordinária do ano

Reunião marcará o retorno do vereador Marquinho Amaral à Presidência do Legislativo

24/01/2023 00h38 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Câmara realiza primeira sessão ordinária do ano

A Câmara Municipal de São Carlos realiza, hoje, a primeira sessão ordinária do ano. Na pauta, a composição das comissões temáticas permanentes que funcionarão no período 2023-2024. A sessão marca o retorno do vereador Marquinho Amaral (PODEMOS) à Presidência do Legislativo e terá início às 15h, com transmissão ao vivo da Rádio São Carlos AM 1450 e dos canais oficiais da Câmara.

Marquinho destacou que a sensação de retornar à Presidência da Câmara é a melhor possível. “O amadurecimento e a sabedoria conquistada nos últimos anos me forjaram e me deixaram pronto para enfrentar os desafios impostos pela modernidade e pelo crescimento da cidade. Estou motivado e focado em atender os interesses da sociedade, em preservar a democracia e deixar um legado que orgulhe a todos que me confiaram essa missão”.

O novo presidente ainda valorizou a independência da atuação parlamentar. “Com independência e altivez, o Poder Legislativo se qualificará na representatividade do povo, abrindo portas e construindo pontes, sempre com objetivo de alcançar uma sociedade com menos desigualdades e com mais prosperidade. Tenho certeza, que com muito trabalho e humildade, todos os 21 vereadores, conquistarão muito benefícios e melhorias para vida dos são-carlenses”.

COMISSÕES-As comissões permanentes são formadas por três vereadores, sendo um presidente, um secretário e um membro, e têm a tarefa de analisar e dar parecer nos processos de projetos de lei em tramitação.

Cada uma das comissões possui competências de matérias específicas, descritas no Regimento Interno da Câmara, e são denominadas da seguinte forma: Legislação, Justiça e Redação e Legislação Participativa; Economia, Finanças e Orçamento; Urbanização, Transportes e Habitação; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Relações do Trabalho, Segurança Pública e Defesa Social; Saúde e Promoção Social; Meio Ambiente, Proteção e Defesa Animal; Direitos da Pessoa com Deficiência; Ética e Decoro Parlamentar.

Comporão as comissões permanentes vereadores nomeados pelo presidente da Câmara Municipal, por indicação dos líderes de bancadas dos partidos, observada sempre a representação proporcional partidária, de acordo com o descrito no Regimento Interno.

Marquinho destacou que os parlamentares deverão buscar um consenso na formação das comissões. “Através de uma articulação democrática, buscaremos a harmonia e a proporcionalidade, entre os vereadores, mesclando a juventude e a sabedoria”.

Se não houver consenso, a escolha será feita por votação. Cada vereador vota em três nomes para cada comissão e são eleitos os mais votados, considerando também a representação proporcional partidária previamente fixada. Após alteração do Regimento Interno em 2021, ficou estabelecido que a comissão de Ética e Decoro Parlamentar deve ter, no mínimo, uma mulher como membro.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x