Cerimônia de posse dos eleitos acontece em 1º de janeiro
Diferente da diplomação a cerimônia de posse dos candidatos eleitos em 7 de outubro nas eleições municipais acontece 1º de janeiro de 2013. De acordo com o atual presidente da Câmara, Édson Fermiano (PR), ainda não há um local definido para a sessão de posse do prefeito e vereadores. Entretanto, a última, realizada em janeiro de 2008, ocorreu no Teatro Municipal. “Tem de ser um local espaçoso para abrigar as famílias e amigos dos candidatos eleitos. O plenário da Câmara é pequeno para este evento”, reforçou.
O vereador Júlio César (DEM), mais votado com 5.587 votos, preside a primeira sessão da Câmara de 2013, em que serão eleitos o presidente, vice-presidente 2º vice-presidente, secretário e 2º secretário. O mandato será até 2015.
Na primeira sessão ordinária após a posse ocorrerá a formação das oito comissões: Legislação, Justiça e Redação; Urbanização, Transportes e Habitação; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Relações do Trabalho; Saúde e Promoção Social; Meio Ambiente; Ética e Decoro Parlamentar e de Economia, Finanças e Orçamento.
As comissões técnicas da Câmara, regimentalmente, têm a tarefa de analisar e dar parecer em todos os processos sob exame da Casa durante os dois anos de mandato da Mesa Diretora. A escolha de seus integrantes – presidente, secretário e membro – ocorre por indicação das bancadas partidárias e consenso entre os vereadores. Se não houver consenso, a eleição é feita por votação nominal em plenário. Tais comissões já funcionaram no período de 2013 e 2014.