Combate a enchentes e à falta d’água são prioridade, afirma Netto Donato
Zeladoria da cidade também se encontra nessa relação
Sobre os primeiros atos do novo governo, o prefeito eleito, Netto Donato (PP), afirmou que alguns cargos seriam nomeados nesta quarta-feira (1º).”No decorrer da semana iremos completar o time que irá cuidar da cidade de São Carlos nestes próximos 4 anos”.
Prioridades
Como prioridades, Netto elegeu o combate a enchentes, resolver o problema da falta d’água. “São problemas crônicos e já temos feito trabalhos para resolvê-los. O Airton Garcia já resolveu por um período e agora estou assumindo gestão da cidade”.
A zeladoria da cidade também se encontra nessa relação, segundo Netto. “Queremos ter uma cidade bonita, limpa e esse vai ser um trabalho que nós vamos cuidar diariamente”.
“Saúde e educação são prioridade em todas as gestões. Obviamente, essas duas coisas estaremos cuidando, principalmente o atendimento humano e educado com a população de São Carlos que é quem paga todo nosso salário”, prosseguiu.
Déficit habitacional
O déficit habitacional está estimado em cerca de 20 mil moradias. Netto lembrou que a Prefeitura já tem algumas conquistas com os governos federal e estadual que vieram no final deste ano. “Mas já temos projetos entregues em São Paulo e Brasília, mas vamos continuar trabalhando para buscar cada vez mais moradias para a população de São Carlos. Temos uma Secretaria exclusiva para Habitação Social que estará interligada com outros vários setores da Prefeitura e a Prohab que será presidida por Marquinho Amaral a partir do dia do 20”.
Plano Diretor
Netto Donato disse que o Plano Diretor e outras legislações precisarão ser atualizados. “Não teremos nenhuma mudança brusca, mas precisamos ver se a necessidade está sendo atendida pela legislação que existe hoje”.
PGV
Apesar da recomendação do Tribunal de Contas do Estado para atualizar a Planta Genérica de Valores (PGV), Netto Donato voltou a assegurar que na gestão recém-empossada “não haverá aumento de imposto algum”. “Na realidade, quando você faz uma atualização, é saber se aquela propriedade foi comunicada à Prefeitura porque ela construiu algo a mais naquele terreno. Você não vai aumentar IPTU. Se a construção aconteceu, certamente, as pessoas irão pagar sobre aquilo que é devido. Se ela tem uma casa de 100 m² e passou a ter uma de 200 km², não é justo que ela pague o IPTU anterior. Mas isso já tem um trabalho contínuo na Prefeitura”.
Geração de Empregos
Sobre a geração de empregos, Netto Donato afirmou que isso é tão importante para a cidade que nomeou para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico o vice-prefeito, Roselei Françoso. “A geração de empregos será o carro-chefe da Prefeitura. Vamos ver se a gente consegue trazer mais recursos para a cidade de São Carlos”.
“Pensando alguns anos atrás, o maior benefício que a gestão Paulo Altomani (2013/2016) deixou para São Carlos foi o Serasa, uma empresa que colocou mais de R$ 3,5 milhões por mês de arrecadação em recursos para a cidade. É isso que a gente busca. O contribuinte já está cansado de sempre ter um imposto a mais. O próprio governo federal tem tomado algumas medidas para atualização. Nós vamos seguir a lei. Mas aqui em São Carlos estamos buscando medidas para aumentar a arrecadação, mas sem onerar o contribuinte”.
Novo Distrito Industrial
“Nós temos que resolver definitivamente o problema do distrito que temos hoje e ver qual o modelo do distrito industrial que precisamos faze. Precisamos ter um planejamento para saber se é um modelo tecnológico ou de indústrias. Qual o perfil que as pessoas querem para São Carlos. Tudo isso vamos fazer com base em dados, pesquisas e indicadores para termos uma posição assertiva dentro do governo”.