Cotrim apresenta Programa Cidade Produtiva
“É inaceitável que uma cidade que tem o título de Capital da Tecnologia sofra com a perda de empregos na indústria como tem acontecido em São Carlos nos últimos anos” diz Eduardo Cotrim (PMDB), candidato a prefeito pela coligação Unidos por São Carlos (PMDB-PPS-PP-PRP).
Cotrim refere-se ao dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged do Ministério do Trabalho que mostra que em São Carlos a situação é grave: nos últimos 9 anos foram gerados apenas 954 empregos na indústria, e a cidade ficou somente em 9º lugar em um ranking de 10 cidades médias do interior paulista, atrás de cidades como Rio Claro, Araraquara, e Hortolândia.
Cotrim propõe o programa Cidade Produtiva, que vai privilegiar o desenvolvimento tecnológico e a geração de empregos. Para isso irá criar um grande distrito industrial na área livre existente no terreno da Cidade da Energia, em regime de parceria público privada, unindo esforços e recursos da prefeitura, do governo do Estado e de empresários. É provado que o setor da indústria é o que pode trazer mais recursos para a cidade e ainda oferecer mais empregos qualificados, diretos e indiretos.
“Visitamos inúmeros empresários da própria cidade que têm um potencial enorme de crescimento e estão sem espaço para sua expansão. Além desses empresários o distrito industrial irá atender também, pelo seu tamanho e constituição, grandes indústrias que têm interesse de se instalar na cidade.” Comenta Cotrim.
O candidato acha positivo que a cidade tenha atraído novos investimentos na área do comércio e dos serviços mas ressalta que eles não tem o mesmo peso econômico da indústria que gera mais renda e conhecimento para a cidade. “As indústrias que investirem terão benefícios e irão oferecer capacitação aos trabalhadores e agregar alta tecnologia aos produtos e meios produtivos. Também iremos implantar um programa de requalificação e reinserção profissional para trabalhadores acima de 40 anos” finaliza Cotrim.