5 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > CPI da Saúde vai ouvir Palermo sobre vacinação em São Carlos

CPI da Saúde vai ouvir Palermo sobre vacinação em São Carlos

Primeira oitiva da comissão de inquérito será realizada na sexta-feira, 21, em reunião aberta virtualmente à população

18/05/2021 06h19 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
CPI da Saúde vai ouvir Palermo sobre vacinação em São Carlos Foto: Divulgação / Câmara Municipal de São Carlos (SP)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, aberta pela Câmara de Vereadores de São Carlos (SP), marcou para a próxima sexta-feira, 21, a primeira oitiva na qual convocará o secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, para esclarecer os gastos efetuados pela Prefeitura no combate ao novo coronavírus.

Na manhã desta segunda-feira, 17, houve a segunda reunião da comissão composta pelos vereadores Marquinho Amaral (PSDB), presidente, Elton Carvalho (Republicanos), relator, e ainda Azuaite Martins de França (Cidadania), Bruno Zancheta (PL) e Dé Alvim (Solidariedade).

De acordo com Amaral, a Prefeitura enviou na sexta-feira o restante da documentação solicitada pela CPI. Nesta terça-feira, 18, as cópias dos documentos serão distribuídas aos membros da Comissão para que possam servir de base para a oitiva.

A reunião será aberta ao público para acompanhar pela TV Câmara e pelo Youtube, todavia, não poderá ter a presença da população no Plenário, diante das restrições de distanciamento e aglomeração impostas pela Vigilância Sanitária do município.

Amaral afirmou que os vereadores irão questionar os investimentos feitos no Ginásio Milton Olaio Filho, que abriga o Centro de Atendimento e Triagem de Síndrome Gripal, que substituiu o projeto de montar um Hospital de Campanha.

Outro ponto elencado pelo vereador será o questionamento sobre o número de testes aplicados na população para identificar as pessoas que foram contaminadas pela Covid-19.

A CPI da Saúde foi motivada, em fevereiro, após a informação que pessoas que estavam fora do grupo preferencial haviam sido vacinadas na cidade. “Queremos entender qual o fator de risco de cada um dos imunizados que justifique a prioridade da ordem de aplicação”.

Amaral afirmou que parte desses documentos, que totalizaram mais de 3 mil folhas, já foi analisada e o restante será verificado durante esta semana.

Os documentos fornecidos pela Prefeitura trouxeram a relação de todas as doses de vacinas contra o Covid-19 recebidas dos governos Federal e Estadual, desde 21 de janeiro. “É importante para a comissão saber a relação de todas as doses aplicadas, perdidas ou descartadas das vacinas. Iremos analisar os documentos da vacinação e ainda os descartes, as perdas, extravios, bem como os locais que não aproveitaram as doses”, afirmou Amaral.

Em um segundo momento, a CPI pretende analisar os gastos da verba do governo federal e estadual desde 2017 aplicados pela Secretaria Municipal de Saúde. Incluem-se nesta análise os R$ 28 milhões destinados em setembro de 2020 à cidade para combater a pandemia do novo coronavírus e fazer os ajustes financeiros do município.

“Nosso papel é tirar a limpo sobre como foi feita a imunização até o momento e daqui pra frente recebermos diariamente relatório de vacinação para cruzar os dados e principalmente, informar à população sobre todo o movimento de imunização”, afirmou Azuaite.

OUTRO LADO – O secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, afirmou ver com “bons olhos” a CPI da Saúde. “A Comissão mostra a importância do Poder Legislativo na fiscalização de verbas públicas. Nós respeitamos os vereadores sempre parceiros da Saúde”, afirmou.

COMO FUNCIONA A CPI – A CPI da Saúde contou com a assinatura de 14 vereadores dos 21 que compõem a Câmara. Pelo Regimento Interno da Casa Legislativa, são necessárias sete assinaturas para que se abra uma Comissão Parlamentar de Investigação. Este é um instrumento das bancadas minoritárias que conseguem fazer uma inquirição sem a necessidade de ter um quórum de vereadores qualificado que é de dois terços da Casa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x