Diplomação dos eleitos de Ibaté será em São Carlos
Acontece nesta sexta-feira, 14, às 10h, no Plenário do Fórum Criminal de São Carlos, a cerimônia de diplomação eleitoral dos candidatos eleitos (prefeito, vice-prefeito e vereadores) de Ibaté.
O evento que estava agendado para o dia 7 deste mês, teve de ser adiado por causa da prestação de contas dos candidatos à Justiça Eleitoral. De acordo com Mere Cristina Pizeta Deangelo, chefe do Cartório Eleitoral da Zona 410, alguns fatores acabaram por adiar a diplomação. “Sempre que há alguma dúvida no fechamento das contas, temos que solicitar notas explicativas dos gastos de campanha dos candidatos”, explicou ela.
Os diplomas confeccionados e encaminhados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) serão entregues pelo juiz Milton Coutinho Gordo, da Zona Eleitoral 410, durante a diplomação de amanhã. A cerimônia funciona como uma formatura em que os eleitos são chamados à frente para receber o seu certificado. Este é o ato oficial da Justiça Eleitoral que diploma os novos governantes e difere da posse dos eleitos que ocorre no dia 1º de janeiro de 2013.
A diplomação dará a todos os candidatos eleitos o título de prefeito, vice-prefeito e vereadores. É a partir deste ato que a Justiça Eleitoral aponta que os eleitos aos cargos da administração pública, tanto no Executivo quanto no Legislativo, estão habilitados, a exercer o mandato de quatro anos dentro desses poderes.
Os suplentes dos vereadores eleitos não participarão da cerimônia. Eles devem retirar seus diplomas a partir do dia 17 (segunda-feira), no próprio Cartório Eleitoral de São Carlos.
POSSE – Em conversa com o atual presidente da Câmara de Ibaté, Horácio Carmo Sanchez, que foi o vice-prefeito eleito, ainda não há local definido para a sessão de posse do prefeito e vereadores. “Acredito que o evento será realizado no Plenário da Câmara Municipal, assim como fora realizada nas outras vezes”, contou.
O vereador Geraldo de Sousa Oliveira (PTB), mais votado com 627 votos, é que preside a primeira sessão da Câmara de 2013. Depois da cerimônia de posse, acontecerá a primeira sessão extraordinária do ano, onde serão eleitos pelos novos vereadores, a Mesa Diretora, composta pelo presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. O mandato será até 2015.
Além da Mesa, também ocorrerá a formação das seis comissões: Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, Finanças e Contabilidade; Obras e Serviços Públicos; Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo; Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo; e Comissão Mista. Essas comissões têm a tarefa de analisar e dar seus pareceres em todos os processos sob exame da Câmara durante os dois anos de mandato da Mesa Diretora. A escolha acontece por indicação e consenso dos próprios vereadores.