É hora de mobilização para estender Trem Intercidades ao interior paulista
Texto de Azuaite Martins de França
Símbolo de progresso durante o século XX, o transporte ferroviário precisa voltar a ocupar seu papel de destaque no interior do Estado de São Paulo. A recente assinatura, pelo governo estadual, do contrato para a construção do Trem Intercidades (TIC) no Eixo Norte, conectando São Paulo a Campinas, demonstra a viabilidade de novas etapas, como a futura extensão até Araraquara, passando por municípios como Americana, Limeira, Rio Claro e São Carlos. Essa demanda exige, desde já, a mobilização das respectivas Prefeituras, dada a importância estratégica de uma obra dessa envergadura para o interior paulista.
A ligação ferroviária entre Campinas e Araraquara foi, no passado, uma das mais importantes do país, desempenhando papel central na economia regional. Ramais ferroviários movimentaram a produção agrícola, especialmente de café e cana-de-açúcar, contribuindo para o desenvolvimento das cidades ao longo do trajeto.
Hoje, com o crescimento das atividades industriais e tecnológicas, especialmente em polos como São Carlos, reconhecida como a “Capital da Tecnologia”, as ferrovias poderiam retomar essa função essencial, proporcionando um transporte sustentável, rápido e eficiente. Além de reduzir custos logísticos, um novo eixo ferroviário revigoraria o mercado imobiliário e o turismo, ampliando as oportunidades econômicas para todos os municípios envolvidos.
O eixo Campinas-Araraquara abrange cidades de expressiva relevância econômica. Com mais de 1,5 milhão de habitantes nos municípios ao longo do trajeto proposto, a demanda por transporte público eficiente é alta. Dada a importância estratégica desse projeto, é fundamental que as prefeituras de Americana, Limeira, Rio Claro, São Carlos e Araraquara se mobilizem para pressionar o Governo do Estado pela inclusão desse trecho no plano de expansão ferroviária.
A união entre os municípios, com apoio de entidades empresariais, universidades e sociedade civil, pode criar um movimento coeso e articulado para manter o projeto em pauta. Diante desta oportunidade de resgatar a relevância das ferrovias, os governos municipais precisam estimular esse debate, assegurando que a extensão do projeto permaneça na agenda do governo paulista nos próximos anos, dada sua importância econômica e social.
Se, no século XX, as ferrovias foram sinônimo de progresso, no século XXI elas devem ser símbolo de modernidade e sustentabilidade. É hora de o interior paulista voltar aos trilhos – e o Trem Intercidades pode ser o motor dessa transformação.
Retomar o transporte ferroviário de passageiros entre Campinas e Araraquara significa reconectar cidades históricas, fomentar o crescimento econômico regional e oferecer um transporte eficiente e sustentável para milhares de pessoas.
Azuaite Martins de França é vereador em São Carlos e vice-presidente estadual do Centro do Professorado Paulista (CPP).