É hora de mobilização para estender Trem Intercidades ao interior paulista
Ligação ferroviária entre Campinas e Araraquara foi, no passado, uma das mais importantes do país
Azuaite Martins de França*
Símbolo de progresso durante o século XX, o transporte ferroviário, precisa voltar a ocupar seu papel de destaque no interior do Estado de São Paulo. A recente assinatura pelo governo estadual, do contrato para a construção do Trem Intercidades (TIC) no Eixo Norte, conectando São Paulo a Campinas, veio demonstrar a viabilidade da realização de novas etapas, como a futura extensão até Araraquara, passando por municípios como Americana, Limeira, Rio Claro e São Carlos. Uma demanda que requer desde já a mobilização das respectivas Prefeituras, tendo em vista a importância estratégica de uma obra dessa envergadura para o interior paulista.
A ligação ferroviária entre Campinas e Araraquara foi, no passado, uma das mais importantes do país, desempenhando papel central na economia regional. Ramais ferroviários movimentaram a produção agrícola, especialmente o café e a cana-de-açúcar, e contribuíram para o desenvolvimento das cidades ao longo do trajeto.
Hoje, com o crescimento das atividades industriais e tecnológicas, especialmente em polos como São Carlos (reconhecida como a “Capital da Tecnologia”), as ferrovias poderiam retomar essa função essencial, proporcionando um transporte sustentável, rápido e eficiente.
Além de reduzir custos logísticos, um novo eixo ferroviário revigoraria o mercado imobiliário e o turismo, ampliando as oportunidades econômicas para todos os municípios envolvidos.
O eixo Campinas-Araraquara abrange cidades com expressiva relevância econômica. Com mais de 1,5 milhão de habitantes nos municípios do trajeto proposto, a demanda por transporte público eficiente é alta.
Dada a importância estratégica desse projeto, é fundamental a mobilização das prefeituras de Americana, Limeira, Rio Claro, São Carlos e Araraquara para pressionar o Governo do Estado pela inclusão desse trecho no plano de expansão ferroviária. A união entre os municípios, com apoio de entidades empresariais, universidades e sociedade civil, poderia criar um movimento coeso e articulado para manter o projeto em pauta.
Diante desta oportunidade para resgatar a relevância das ferrovias, é fundamental que os governos municipais estimulem esse debate, a fim de que a extensão do projeto permaneça na agenda do governo paulista nos próximos anos, dada a sua importância econômica e social.
Se no século XX as ferrovias foram sinônimo de progresso, no século XXI elas devem ser símbolo de modernidade e sustentabilidade. É hora de o interior paulista voltar aos trilhos – e o Trem Intercidades pode ser o motor dessa transformação.
Retomar o transporte ferroviário de passageiros entre Campinas e Araraquara, enfim, significa reconectar cidades históricas, fomentar o crescimento econômico regional e oferecer um transporte eficiente e sustentável para milhares de pessoas.
*Azuaite Martins de França é vereador em São Carlos e vice-presidente estadual do Centro do Professorado Paulista – CPP