21 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > “Erro” grotesco

“Erro” grotesco

Confira o editorial do Jornal Primeira Página

07/10/2024 18h50 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
“Erro” grotesco Foto: Reprodução

Na eleição municipal do último domingo (6), Netto Donato (PP) foi eleito prefeito de São Carlos com 53,54% dos votos válidos, recebendo 68.178 votos nominais. O segundo colocado, Newton Lima (PT), teve 39,85% dos votos válidos, que representam 50.749 votos. Ou seja, a diferença entre ambos foi de 13 pontos percentuais, com quase 18 mil votos de vantagem para Netto.

No entanto, na véspera da eleição municipal, o Instituto Statsol divulgou pesquisa que mostrava um empate técnico na disputa pela Prefeitura, na qual Netto liderava a pesquisa espontânea com dois pontos percentuais de vantagem, mas perdia para Newton na estimulada por 1,4%. A margem de erro do levantamento era de 3%. Ou seja, a diferença entre o resultado apontado pelas urnas e os números trazidos pelo Statsol estavam bem acima da margem de erro.

Tal “erro” grotesco coloca em xeque a metodologia e a credibilidade do Statsol. O uso das pesquisas eleitorais para manipular a opinião pública é algo gravíssimo, com o qual o Jornal Primeira Página, que foi contratante do levantamento, não compactua. Defendemos a democracia plena, com eleições limpas e informações verdadeiras.

Inúmeros questionamentos pairam sobre os números do Statsol. Como seria possível o cenário da eleição mudar tanto em 24 h? Será que os eleitores são tão volúveis ou o Instituto é que não conseguiu captar a realidade dos números? Enfim, é certo que algumas mudanças são necessárias.

Por fim, ainda cabe mencionar que o proprietário do Statsol, Prof. Jorge Oishi, é próximo do candidato Newton Lima (PT), com quem já trabalhou e esteve presente em eventos da campanha petista. A dúvida que fica é se o professor abandonou a ciência para fazer política, usando as pesquisas eleitorais. Se for o caso, é melhor ele deixar as estatísticas de lado e virar político, de forma assumida.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x