14 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Fábio Zanchin sugere projeto para plantio e manutenção de araucárias no município

Fábio Zanchin sugere projeto para plantio e manutenção de araucárias no município

Vereador cita importância da preservação da espécie, ressaltando relação com primórdios da formação de São Carlos do Pinhal

12/01/2023 21h01 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Fábio Zanchin sugere projeto para plantio e manutenção de araucárias no município

O vereador Fábio Zanchin (MDB), reuniu-se nesta quarta-feira (11) com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nino Mengatti, para discutir uma proposta que apresentou à Prefeitura, por meio de indicação, sugerindo que após estudo técnico seja implantado um projeto de cultivo, plantio e manutenção de araucária angustifolia, árvore símbolo da cidade. Zanchin afirmou que o objetivo é zelar pelo patrimônio histórico e cultural da cidade.

Na indicação ao prefeito, o vereador cita a importância da preservação da espécie, ressaltando sua relação com os primórdios da formação de São Carlos do Pinhal. A araucária está representada em símbolos locais como a bandeira e o brasão de armas e protegida pela legislação por meio de decreto e da lei que criou o Dia da Araucária em 25 de abril.

“As araucárias ocupavam um total de 4% de nossa área municipal e hoje não aditam mais de tal número, além de estar apresentando dia a dia uma baixa extremamente considerável de seus pinheiros, beirando deste modo a extinção da espécie”, afirma o vereador em sua indicação. 

Ele cita o Decreto n°133/01, que zela pela espécie, proibindo seu corte  e submetendo a uma avaliação técnica criteriosa a necessidade de supressão, no entanto observa que isso não tem sido suficiente para  a manutenção dessas árvores. 

“Tendo em vista o tempo de vida das araucárias e as condições climáticas atuais, é necessário o plantio esporádico, com o fim inclusive de reflorestamento, contribuindo assim para a preservação ambiental”, argumenta o vereador.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x