Nesta quinta-feira, 18, aconteceu a Feira Solidária em frente à Cozinha Solidária de São Carlos, no Cidade Aracy. A iniciativa, articulada pela vereadora Fernanda Castelano (PSOL), teve como objetivo fortalecer as ações de segurança alimentar e apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da distribuição totalmente gratuita de duas toneladas de alimentos para moradores da região.
A atividade contou com a participação da deputada estadual Ediane Maria (PSOL/SP) e de Natalia Boulos, advogada e pré-candidata a deputada federal (PSOL/SP). As duas lideranças possuem trajetória de atuação em pautas relacionadas ao direito à moradia, à segurança alimentar e à promoção de políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis.
A Feira Solidária em São Carlos integrou a rede nacional de ações de combate à fome e promoção da segurança alimentar que vem sendo viabilizada com emenda parlamentar do então deputado federal e atual Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL/SP), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Para a Vereadora Fernanda Castelano, a Feira Solidária mostrou a importância da mobilização da sociedade em torno de direitos fundamentais como a segurança alimentar: “Garantir que as pessoas tenham acesso a alimentação adequada tem que ser um compromisso coletivo. A Feira Solidária mostrou a força da solidariedade e da organização comunitária, especialmente em um momento em que muitas famílias enfrentam dificuldades com a falta dos restaurantes populares da prefeitura, que seguem fechados há mais de um ano”, afirmou.
A vereadora também destacou a importância da articulação entre mandatos parlamentares, poder público e movimentos sociais na promoção da segurança alimentar. Segundo ela, ações dessa natureza fortalecem os vínculos de solidariedade nos territórios e contribuem para ampliar a atenção às necessidades mais urgentes da população.








